Fluminense

Momentos de pressão e atuações incontestáveis: relembre a trajetória do título Carioca do Fluminense

FOTO: MAILSON SANTANA/FFC

Após golear o Flamengo por 4 a 1, revertendo o resultado do jogo de ida, o Fluminense se sagrou campeão do Campeonato Carioca e conquistou o bicampeonato consecutivo, em cima do maior rival. Antes de chegar à final e conseguir a incrível virada na grande decisão, o tricolor carioca teve uma trajetória difícil na competição. Dentre uma sequência negativa, pênalti polêmico e atuações incontestáveis, relembre a trajetória do título estadual do clube das Laranjeiras.

Começo em ritmo de treino

O Fluminense início a temporada com altas expectativas, por conta do bom futebol apresentado na temporada anterior. Com o objetivo de preservar a parte física dos atletas e dar mais rodagem ao elenco, Fernando Diniz optou por alternar as quatro primeiras rodadas entre dois times.

Os considerados titulares conseguiram vencer as partidas contra o Resende e Madureira, mas sem apresentar muito brilho. Já os reservas, saíram com uma vitória contra o Nova Iguaçu e um empate contra o Boavista, em duas atuações muito fracas. Apesar do baixo rendimento, as boas apresentações de Lima e Giovanni foram os bons frutos tirados do rodízio do elenco.

+ Gol, título e atuação perfeita: Marcelo tem reestreia no Maracanã de almanaque

Polêmica do pênalti e sequência negativa

Após o empate contra o Boavista com o “time B” sob vaias da torcida, o Fluminense teve o primeiro clássico da temporada contra o Botafogo. O tricolor carioca saiu derrotado por 1 a 0, mas a polêmica ficou por parte do pênalti perdido, quando o jogo ainda estava empatado. Após Keno sofrer falta dentro da área, Calegari pediu para bater a penalidade, desobedecendo Fernando Diniz, e perdeu a grande chance de sair na frente do placar. Assim como o treinador, a torcida não perdoou o “vacilo” do time e muita polêmica foi criada, após a partida.

Vindo de derrota no clássico contra o Botafogo, com a polêmica dos pênalti agitando os bastidores das Laranjeiras, o Fluminense teria mais uma difícil missão no Carioca. O time de Fernando Diniz perdeu para a surpresa do campeonato, Volta Redonda por 1 a 0, e o treinador começou a ouvir os primeiros questionamentos sobre o rendimento do time na temporada. Chegando à terceira partida sem vitória, a torcida tricolor passou a pressionar mais a comissão técnica do clube.

Cano desencanta e ótimas atuações

Vindo de três partidas sem vencer e duas derrotas seguidas, Fernando Diniz decidiu parar de rodar o elenco e ir com o que tem de melhor, para o restante da competição. Após passar pelo primeiro momento de pressão na temporada, o Fluminense entrou nos trilhos e voltou a apresentar o futebol que a torcida se acostumou à ver, em 2022. Foram quatro vitórias seguidas contra Audax-RJ, Vasco, Portuguesa-RJ e Bangu. Nesta sequência, o tricolor carioca marcou 15 gols e não sofreu nenhum, consolidando a evolução do time após a sequência negativa.

Além de apresentar a melhora do Fluminense, a sequência de quatro vitórias seguidas também ficou marcada pelo atacante Germán Cano. O artilheiro tricolor não havia marcado ainda na temporada, mas quando guardou o primeiro, não cansou mais de desencantar no Carioca. O argentino fez nove dos 13 gols que o time marcou neste período, e deixou claro que o jejum era apenas um “mal momento”.

+ Fluminense conquista bicampeonato carioca depois de 40 anos

Decisão atrás de decisão

Após conseguir a sequência positiva e contar com tropeços do Flamengo, o Fluminense chegou à última rodada da Taça Guanabara com chances de ser campeão. Bastava vencer os rubro-negros para acabar a primeira fase do Carioca, na primeira colocação. Após um primeiro tempo ruim, Fernando Diniz ajeitou o time e o tricolor carioca conseguiu a vitória de virada, conquistando o título em cima do maior rival.

Com a primeira posição confirmada, o Fluminense tinha pela frente o Volta Redonda nas semifinais do Carioca, com a vantagem do empate. Na primeira partida do confronto, o time de Fernando Diniz voltou a ter dificuldades contra o gigante de aço e saiu derrotado por 2 a 1, na pior atuação coletiva da temporada. Já no jogo de volta, o tricolor carioca aplicou um verdadeiro recital de futebol, aplicou 7 a 0 no voltaço, com direito a quatro gols de Cano e se classificou para a grande decisão da competição.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Desfecho final

Cheio de confiança, após ter a melhor atuação da temporada, o Fluminense teria um Flamengo pressionado pelo rendimento apresentado no início do ano. Apesar do favoritismo apontado para o tricolor carioca, os rubro-negros souberam neutralizar as armas do adversário e conseguiram sair com a vantagem de dois gols, na primeira partida da grande decisão.

Precisando reverter uma vantagem de dois gols de diferença, o Fluminense foi para o “tudo ou nada” para a grande decisão do Carioca. O time de Fernando Diniz aplicou um verdadeiro recital de futebol e conseguiu uma goleada histórica de 4 a 1 sobre o Flamengo, conquistando o título da competição de maneira impressionante.

Entre momentos de pressão e atuações impecáveis, o Fluminense se sagrou campeão do Campeonato Carioca muito merecidamente. O time de Fernando Diniz foi o melhor do início ao fim da competição e o título consolida o trabalho do treinador, como de primeira prateleira no Brasil. Agora, a torcida tricolor espera que o futebol apresentado pela equipe seja suficiente para buscar sonhos mais altos, sendo a Libertadores, a grande obsessão do clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo