Fluminense

Mudanças de Roger surtem efeito e reservas aproveitam oportunidade

Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense chegou na Argentina pressionado e precisava de uma vitória para garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores sem depender de um tropeço do Junior Barranquilla-COL. Para o duelo decisivo contra o River Plate-ARG, o técnico Roger Machado fez mudanças na equipe. E elas deram certo. O Tricolor venceu os Millonários por 3 a 1, na noite desta terça-feira, no Monumental de Nuñez, e carimbou a vaga na próxima fase da competição.

+ Atuações ENM: Fred brilha e comanda a classificação do Fluminense as oitavas de final da Libertadores

Roger Machado fez duas mudanças na defesa e outras duas no ataque. Na lateral-direita, o treinador optou por começar com Samuel Xavier no lugar de Calegari, enquanto na esquerda devolveu a titularidade à Egídio – que perdeu a posição nos últimos dois jogos para Danilo Barcelos. Já no ataque, o técnico mudou as duas pontas e iniciou a partida com Caio Paulista e Gabriel Teixeiras nos lugares de Kayky e Luiz Henrique. E as mudanças surtiram efeito.

Diferentemente das últimas atuações, o Fluminense foi mais agressivo desde o início e ditou o ritmo da partida. O Tricolor mudou a postura, pressionou o River Plate no campo ofensivo e, quando precisou se defender, esteve compactado com as duas linhas de quatro, dificultando que os adversários encontrassem espaços. E foi assim que nasceram dois gols na etapa inicial: através de roubadas de bola de Samuel Xavier e Gabriel Teixeira.

Samuel Teixeira aumentou a disputa com Calegari pela vaga na lateral-direita (Foto: Lucas Merçon/FFC)

No ataque, Gabriel Teixeira e Caio Paulista aproveitaram bem a oportunidade. Ambos se movimentaram bastante e foram fundamentais na pressão, tornando o time mais agressivo defensivamente e também ofensivamente nos contra-ataques. Dos pés de Caio Paulista nasceu o primeiro gol do Fluminense, numa jogada que começou com roubada de bola de Samuel Xavier. Já dos pés de Gabriel Teixeira surgiu o desarme que terminou em assistência de Fred para Nenê ampliar.

Na etapa final, o Fluminense diminuiu o ritmo e administrou o resultado. O time continuou bem postado defensivamente com as linhas compactadas e sem dar espaços para o River Plate. Após as mudanças no decorrer do segundo tempo, no entanto, o Flu perdeu força na defesa. Calegari não entrou bem no lugar de Samuel Xavier, assim como Luiz Henrique – que falhou na marcação no lance que originou o gol dos argentinos anotado por Girotti.

Mas ainda deu tempo de mais um reserva aproveitar a oportunidade: Abel Hernández. O centroavante uruguaio, que assim como Fred viveu uma noite de garçom, deu a assistência para Yago Felipe fechar o placar e confirmar a classificação do Fluminense às oitavas de final como líder do Grupo D da Libertadores.

+ Fred destaca importância de triunfo do Fluminense contra River: ‘Uma vitória muito grande’

Gabriel Teixeira teve boa atuação contra o River Plate e participou de um gol (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Os reservas do Fluminense aproveitaram a oportunidade e aumentaram a disputa no elenco. Roger Machado tem opções desenvolver o trabalho. Samuel Xavier, Caio Paulista e Gabriel Teixeira mudaram a postura do time e deixaram uma ‘pulga’ na orelha do treinador para a sequência da temporada. Já Egídio parece estar em vantagem sobre Danilo Barcelos.

Agora, o Tricolor muda o foco para as competições nacionais. No próximo sábado tem a estreia no Brasileirão contra o São Paulo, atual campeão paulista, no Morumbi. Depois, é a vez de estrear na Copa do Brasil contra o Red Bull Bragantino, também fora de casa. Já as oitavas de final da Libertadores estão marcadas para julho (com sorteio no início de junho).

+ Roger elogia elenco e reforça o significado de vencer fora de casa: ‘Não é qualquer um que ganha do River no Monumental’

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo