Futebol Internacional

Neymar comparece a julgamento em Barcelona e é liberado

Neymar julgamento
Photo by PAU BARRENA/AFP via Getty Images

Neymar compareceu ao tribunal espanhol para participar de julgamento por acusação de corrupção privada pela DIS e pelo Ministério Público do país. A defesa do brasileiro, no entanto, nega quaisquer irregularidades e afirma que o crime não existe no Brasil. 

Neymar foi liberado para voltar para Paris depois de uma hora presente no tribunal de Barcelona na manhã desta segunda-feira (17). O jogador foi acusado por uma série de crimes fiscais relacionados à sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013. As acusações exigem a detenção de Neymar e multas para os envolvidos. 

Neymar reclama de cartão amarelo em comemoração: ‘Futebol cada vez mais chato’

O julgamento teve início nesta segunda e deve terminar no dia 31 de outubro e Neymar deve depor ao longo dos próximos dias. A defesa alega, no entanto, que um argumento do tribunal espanhol não poderia julgar o brasileiro por uma irregularidade que não é considerada crime. O jogador brasileiro chegou ao tribunal antes do início da ação, marcada para às 10h em Barcelona. Ele se sentou no banco dos réus ao lado de seus pais, Nadine e Neymar, e à frente dos ex-dirigentes do clube culé, Josep Batomeu e Sandro Rosell, que também são réus. 

José Manuel Del Amo Sanchez, juiz que julga a acusação, dispensou Neymar da sala onde ocorria o julgamento. 

Neymar declara apoio a Bolsonaro em vídeo publicado nas redes sociais

“Eu gosto muito de futebol, sei que o senhor Neymar Júnior ontem estava em campo pelo PSG contra o Olympique de Marselha. Sei que estava fazendo seu trabalho e marcando um gol. Portanto, está dispensado e seus advogados saberão quando ele tem que voltar.”

Neymar abaixou a cabeça e riu. 

O CASO

Anunciada em maio de 2013 por mais de 17 milhões de euros, a transferência de Neymar para o Barcelona tinha 40% dos direitos econômicos empossados pela DIS, modalidade de negócio permitida na época e proibida pela FIFA em 2016. A empresa, então, recebeu mais de 6 milhões de euros pela venda do brasileiro. 

Mais para frente, o Barcelona divulgou que a transferência custou 57 milhões de euros. A diferença de quase 40 milhões de euros teria sido paga à empresa Neymar e Nadine (N&N), dos pais do atleta. Assim, uma batalha na Justiça teve início. Uma investigação mostrou que o total da transferência foi ainda maior, passando de 82 milhões de euros.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A DIS, no entanto, diz que as manobras foram feitas para diminuir o valor de sua porcentagem na compra do jogador. Em uma entrevista coletiva, Paulo Nasser, advogado da empresa, disse que Neymar, seus pais e os dirigentes traíram a confiança dos irmãos Sonda – que investiram no atleta.

“Os direitos de Neymar não foram vendidos a quem apresentou maior oferta. Neymar, seus pais e os dirigentes dos dois clubes traíram a confiança dos irmãos Sonda, que investiram no jogador.”

A empresa teria comprado 40% dos direitos de Neymar em 2009, por 2 milhões de euros. Se a negociação do Santos com o Barcelona tivesse sido acordada em 82 milhões de euros, a DIS teria recebido 34,5 milhões de euros. 

Neymar e sua família são acusados, portanto, de “corrupção privada”, crime que passou a existir na Espanha em 2014, mas não está presente no Código Penal Brasileiro. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo