Atlético-MG

Fim do Brasileirão: números confirmam que título do Atlético-MG é puro merecimento

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Campeonato Brasileiro 2021 chegou ao fim nessa quinta. Para o atleticano, o campeonato mais longo da história, mas que terminou com final feliz e com um título após 50 anos. Apesar de alguns duvidarem, o título do Atlético-MG é merecimento e apenas isso.

+ Cuca elogia jovens do Atlético-MG e não se preocupa com o aumento de gols sofridos nos últimos jogos

+ Mecenas do Atlético-MG, Rubens Menin cumpre promessa do título e faz tatuagem do clube

Ao longo da competição, o Atlético, assim como todos os clubes, teve erros e acertos de arbitragem. No entanto, alguns rivais e até jornalistas deram um “rótulo” ao Galo de time ajudado pela arbitragem. Sendo assim, esse argumento também foi usado por alguns para afirmar que o título atleticano só foi conquistado por conta disso e porque os rivais – Palmeiras e Flamengo – “abriram mão” da competição. Duas falácias.

O Atlético assumiu a liderança do Brasileirão na 15° rodada e não largou mais. De lá até o fim, o time mostrou total constância e equilibro. O Galo encerrou o campeonato sendo o time de:

  • Melhor defesa (34)
  • Segundo melhor ataque (67)
  • Melhor mandante (52 pontos)
  • Melhor visitante (32 pontos)
  • Mais vitórias (26)
  • Menos derrotas (06)
  • Artilheiro (Hulk – 19 gols)
Curiosamente, o Galo venceu todos os adversários ao menos uma vez, exceto a lanterna Chapecoense.

Além das estatísticas, o Atlético ainda bateu recordes, como o de maior sequência de vitórias como mandante, vencendo 16 jogos seguidos no Mineirão. O Galo também teve a segunda melhor campanha da história do Brasileirão de pontos corridos, tendo sido tão regular que fez o mesmo número de pontos nos dois turnos: 42.

O Atlético ainda dividiu atenções do Brasileirão com Libertadores, onde chegou até a semifinal, e a Copa do Brasil, no qual disputará as finais nos próximos dias. Esse, inclusive, é um argumento dos que tentam desmerecer o título atleticano, de que Flamengo e Palmeiras tiveram foco em outras competições, como se o Galo não tivesse na mesma situação.

ARBITRAGEM

Sobre a arbitragem, assim como em todo campeonato no Brasil, ela erra e acerta pra todos. O Galo foi o clube com mais pênaltis marcados a favor (11), e alguns são contestados (com razão). Mas, o clube também teve pênaltis claros não marcados, como na derrota para o Atlético-GO e dois nos jogos contra Santos e Juventude, quando o time, inclusive, teve um pênalti marcado. O número de pênaltis não define ajuda. Por sinal, o Flamengo, campeão em 2020, teve 10 pênaltis a favor e esse quesito não foi levantado. Afinal, infelizmente, é comum vários erros da arbitragem brasileira, independente se são contra ou a favor de time X ou Y.

Em resumo, o título do Brasileirão do Atlético viria independente dos erros ou acertos de arbitragens e independente dos principais rivais focarem na competição, pois a questão não é que os rivais não quiseram brigar pelo título, é que o Atlético não deixou eles brigarem.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo