Nesta terça-feira (24), após treino de preparação para o confronto contra o Jacobinense pelo Baianão, o zagueiro Raúl Gustavo concedeu entrevista coletiva no CT Evaristo de Macedo. Um dos principais jogadores do Bahia nesse inicio de temporada, Raúl foi indagado sobre sua adaptação ao clube e ao esquema tático de Renato Paiva:
- Ainda estou na fase de amadurecimento, de crescimento, mas estou muito feliz aqui. O Bahia abriu a porta para mim e eu sei que daqui irei alavancar muito mais a minha carreira, to me sentindo muito a vontade aqui nesse grande clube.
+ Bahia anuncia decisão de aderir a Libra
+ Derrota na Copa do Nordeste evidencia erros do Bahia
Perguntado sobre as diferenças entre a metodologia do treinador do Esquadrão em comparação a Vitor Pereira, técnico português que comandou o zagueiro no Corinthians, Raúl foi sucinto:
- Acho que os dois tem um estilo parecido, […] com o Vitor não era diferente, ele gosta de zagueiros que consigam ter bons passes, possam ter boas leituras de jogo para estar sempre tendo um método de saída mais tranquilo.
O camisa 34 valorizou o trabalho de Renato Paiva, indicando estar feliz com o modo como vem sendo utilizado:
- Com Renato estou muito feliz. (ele) Está me deixando muito a vontade dentro de campo, me dando oportunidade de mostrar meu trabalho, de sair com a bola quando estiver confiante. Acho que fico feliz por ele estar entendendo meu plano de jogo, e eu também entender o dele. Estamos nos entendendo bem, e o planejamento dele é ideal para o meu crescimento.
Quando questionado sobre o impacto da derrota para o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste, Raúl foi sincero:
- Querendo ou não, a derrota abala um pouco o grupo pois estamos sempre em busca do triunfo. Mas estamos conscientes, da partida que fizemos: impomos o que o mister pediu dentro de campo, que era tentar manter a bola e criar jogadas, igual ao que aconteceu no decorrer do jogo. […] Acho que isso já foi deixado para trás, já esquecemos, e agora vamos focar no próximo jogo.
Sobre o erro resultante no gol de Vinicius, o defensor foi claro ao apontar que a falha não irá resultar em nenhuma alteração no estilo de jogo da equipe:
- O nosso estilo é esse, é se impor dentro de campo, é tentar a todo momento ter a bola, tentar sempre estar focado no nosso objetivo, que é sempre o triunfo. Acho que isso não vai mudar nosso estilo de jogo, até porque estamos no início de uma grande temporada […], então isso só serve para amadurecermos o quanto antes para estar bem nos próximos jogos.
Assim como Renato Paiva, o jogador valorizou o esforço da equipe na partida, e apontou que a derrota faz parte do processo de crescimento do time:
- Claro que a gente sente a derrota, até porque foi a primeira, da maneira que foi. Quem assistiu o jogo viu que o Bahia impôs o tempo todo o nosso estilo de jogo, criamos muitas chances claras de gol, até mesmo perdemos um pênalti. Então a nossa maneira de jogar tá sendo muito bem feita e passada pelo treinador. Creio que as vezes a derrota vem cedo para a gente estar melhorando o mais rápido possível para esse tipo de erro não acontecer mais.
Por fim, Raúl Gustavo apontou o que a torcida do Bahia deve esperar do atual elenco:
- O recado que eu mando para eles é que podem ficar bem esperançosos na gente, porque estamos em um começo de temporada e muito focados para fazer um bom trabalho com o mister. […] Esse ano vai ser um ano de muitos triunfos e títulos se Deus permitir.
O Bahia volta a campo nesta quarta-feira (25), quando vai até Feira de Santana enfrentar o Jacobinense. A partida acontecerá na Arena Cajueiro, às 21h30 (horário de Brasília), e é válida pela quarta rodada do Campeonato Baiano.