O início de uma nova temporada sempre traz altas expectativas e novas histórias para acompanhar. Para esse ano, vale olhar para a McLaren, que ao final da pré-temporada no Bahrein desponta como a equipe que pode perseguir a Red Bull. Mas será mesmo?
Penúltima colocada nos Mundiais de Construtores em 2015 e 2017, a McLaren viu seu processo de reconstrução começar com um corte na própria carne: Ron Dennis deixou a equipe em novembro de 2016 e, desde então, Zak Brown e outros executivos vem tentando restaurar o DNA vencedor dos ingleses.
Nessa escalada, chegamos ao que parece ser o ano mais promissor para os papaias, porque o resultado em 2020 foi excelente, o novo motor Mercedes pode turbinar o carro e a nova dupla de pilotos se complementa. Se você é torcedor da McLaren, deveria estar empolgado.
MAS… NÃO É TÃO SIMPLES
Por outro lado, a Red Bull é quem mais se aproxima de destronar a Mercedes e retomar o Mundial de Construtores após sete anos de hegemonia, não só pelo carro atual, mas também por sua dupla de pilotos – um talentoso Max Verstappen e um experiente Sergio Pérez. É a melhor chance em anos. De longe.
Logo, apostar que a McLaren vai pressionar a Red Bull equivale dizer que os ingleses de Woking também vão aparecer no retrovisor da equipe alemã, o que a dias do início da temporada não é só precoce, como também é sonhar alto demais. E com notas de saudosismo.
Primeiro: Lando Norris e Daniel Ricciardo não são tão bons quanto Verstappen e Checo Pérez, embora partilhem do mix de estrela em ascensão/experiência. Segundo: o RB16B parte de um antecessor melhor e vice-campeão, enquanto o MCL35M foi bem modificado para acomodar o novo motor Mercedes. Pode ter dado certo. Mas pode ter dado errado.
Ainda que tenha terminado em terceiro lugar, que já é uma ótima conquista, a equipe lutou até a última corrida contra a Racing Point e a Renault, o que me leva a crer que o resultado final poderia ter sido outro, com relativa facilidade – uma chuva aqui, uma quebra acolá e estaríamos nos perguntando se o Lawrence Stroll finalmente atingiu seu objetivo na Fórmula 1.
Para a McLaren, terminar o ano novamente à frente de Ferrari, Aston Martin, Alpine e, pelo visto, AlphaTauri, já será um resultado para se comemorar. E então, em 2022, utilizar ao máximo o novo regulamento para, finalmente, embaralhar a ordem de forças que reina na F1.
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