Lutas

Opinião: Será que o Bellator está conseguindo competir com o UFC?

Crédito/Bellator

Desde o término do Pride, o UFC domina as ações no mercado e acabou se tornando o maior evento de lutas do Mundo. Foram muitos combates lendários que explodiram a cabeça dos fãs, como: Anderson Silva x Chael Sonnem, Aldo x Mcgregor, Cormier x Miocic  e outros que fizeram a marca crescer ainda mais no mundo.

Porém, nos últimos dois anos, o Bellator está crescendo como marca e elevando seu nível de competitividade, deixando de ser refúgio de grandes nomes do UFC que perderam espaço na organização ou estão se aposentando.

 Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook

Um bom exemplo para a mudança de patamar do evento foram as saídas de Gegard Mousasi e Benson Henderson do topo de suas categorias. Mas o que mais impressiona nos últimos anos na empresa comandada por Scott Coker  é a produção de atletas de alto nível que cresceram na organização, como: Patrício Pitibull(O maior nome da história do Bellator), Douglas lima, Michael Chandler, Michael Page e A.J Mckee. Mas será que o Bellator está incomodando o UFC? Não, mas está no rumo certo. Vamos ao comparativo.

A maior luta da História do Bellator não superou um Card sem estrelas do UFC

No dia 30 de Julho, Patrick Pitbull defendeu seu cinturão contra A.J Mckee. Esse card foi um dos mais esperados dos últimos anos, por se tratar do maior nome da história do evento contra Mckee, que fez toda sua carreira no evento de Coker. Simultaneamente o card estrelado por Hall e Strickland, dois lutadores que tentavam uma chance por título no UFC. Mesmo com um evento com as melhores estrelas do Bellator, o UFC passou na frente do seu adversário em relação ao pico de audiência. Veja os números.

UFC – ESPN (canal fechado). Média: 797 mil. Pico: 953 mil.

Bellator – Showtime (canal fechado). Média: 85 mil. Pico: 177 mil.

Os números mostram que o pico de audiência do Bellator nem chegou perto da média do UFC,      mostrando que a marca está se desenvolvendo, mas está longe de se tornar uma concorrência.

Competitividade do evento

Durante muitos anos quem estava fora do UFC não poderia ser considerado o maior lutador do mundo na sua categoria, mas hoje existem nomes que dariam trabalho para campeões do UFC e até venceriam os mesmos. Mas quando o assunto são os cards montados por atletas, o UFC ainda domina a nata do esporte. Um bom exemplo disso é o UFC casar lutas de cinco rounds sem a  necessidade de cinturão. robbie lawler x Nick diaz, Nate em todos seus combates em cinco rounds se ele quiser e entre outros atletas que tem um público que sustentam venda de pay per views sem disputa de cinturão. Essa é a grande diferença, que só vai passar com o tempo!

Promoção de lutas

Quando o assunto é como saber vender uma luta, o UFC está muito na frente do Bellator bastando     pegar as narrativas de Aldo x Conor, Jones x Cormier e Nate x Masvidal. Todas as lutas são friamente casadas, não só na questão técnica, mas focando em desenvolver uma história que prenda o telespectador na cadeira e muitas vezes priorizam as lutas do dinheiro do que as lutas certas do ranking. Justamente para prender o público na cadeira.

Hoje o Bellator tem grandes rivalidades, mas não consegue desenvolver narrativas tão atraentes que toquem um desconhecido que não conhece o evento.

Sendo assim,  o Bellator deve seguir seu ritmo natural, principalmente agora que nomes estão se desenvolvendo nas suas bases, diferente do passado, quando a organização preferia usar medalhões. O trabalho do evento tem que ser pensado nos próximos 5 ou 10 anos, pois só com tempo e regularidade no surgimento de grandes nomes que o Bellator vai concorrer com o UFC. Hoje, a máquina de entretenimento de MMA está nas mãos de Dana White, que está usando muito bem por sinal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo