Conmebol Libertadores

Palmeiras chega à semifinal com problemas no ataque, porém de volta à briga pelo título do Brasileirão

Raphael Veiga é o grande jogador do Palmeiras na temporada (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Time engatou uma sequência positiva no segundo turno da competição, e chega para o duelo vivo nos dois torneios

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras chega para disputar sua quarta semifinal seguida de Libertadores, nesta quinta-feira (28), em um momento em que retornou à briga por outro título: o Brasileirão. Desde à classificação às semis, no final de agosto, o time engatou uma sequência positiva no campeonato nacional e encurtou a distância para o líder Botafogo. Porém, neste meio do caminho, o ataque teve problemas.

Para encarar o Boca Juniors, às 21h30, na Bombonera, em Buenos Aires, Abel Ferreira não poderá contar o atacante Dudu. Após sua lesão, ocorrida no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no meio das quartas-de-final da Libertadores, o Verdão marcou apenas dois gols. No total, contando este jogo diante do Cruz-maltino, foram cinco jogos, sendo que em três deles o ataque passou zerado.

Sem Dudu, que sofreu um rompimento de ligamento no joelho direito e só deve retornar daqui, no mínimo, oito meses, a eficiência ofensiva caiu. As redes só foram balançadas com um gol de falta de Raphael Veiga sobre o Vasco, no segundo tempo, e com um gol nos acréscimos de Breno Lopes, diante do Goiás.

Tanto que isto acabou custando a derrota na última partida, disputada na semana passada, na Arena do Grêmio. O Verdão teve ótimas chances com Raphael Veiga e Gustavo Gómez, mas não acertou o gol e voltou para casa com um revés de 1 a 0 para o Grêmio. Em caso de empate, a diferença para o líder Botafogo teria caído a seis pontos.

Mesmo assim, até esta derrota, foram 13 partidas disputadas desde o pior momento do time na temporada, quando perdeu para o São Paulo por 2 a 1, no Allianz Parque, e foi eliminado da Copa do Brasil. Neste período, foram oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota – esta, inclusive, com a utilização de uma equipe reserva contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Portanto, a melhora do time em campo foi significativa – a equipe chegou a cair para a quinta posição no Brasileirão.

Nesta Conmebol Libertadores, a situação é ainda melhor: jogando com os titulares, o time não sabe o que é perder. São sete vitórias e dois empates, tendo sido o melhor time da fase de grupos do torneio, com 15 pontos no grupo C. E ainda igualou um recorde brasileiro que era do Santos de Pelé, chegando à quarta semifinal seguida do maior torneio da América.

+Com gols de Keno e Lucas Lima, o Palmeiras venceu o Boca Juniors na Argentina em 2018

Com vários testes feitos por Abel Ferreira nos últimos jogos, fica a dúvida de quem será o “substituto” de Dudu. A formação mais utilizada foi com dois laterais-direito: Marcos Rocha atrás e Mayke jogando na linha de frente. Porém, os últimos jogos ruins do Verdão podem ter feito o português repensar esta possibilidade.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Breno Lopes e Jhon Jhon são algumas possibilidades para atuar na função do camisa 7, assim como a utilização de um time com três meio-campistas (Zé Rafael, Richard Ríos e Gabriel Menino). A resposta, mesmo, só virá cerca de uma hora antes da bola rolar na Argentina, nesta quinta-feira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo