Campeonato Brasileiro

Palmeiras conquista sexta tríplice coroa de sua história, a terceira em quatro anos

Palmeiras fechou 2023 com os títulos da Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Nas últimas temporadas, somente em 2021 o Verdão não ganhou três títulos

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o título do Campeonato Brasileiro 2023, conquistado na última quarta-feira (6), o Palmeiras fechou o ano com três títulos de campeonato, o que é conhecido como tríplice coroa. É a sexta vez que consegue a façanha, de acordo com o clube, sendo a terceira nas últimas quatro temporadas.

Neste ano, o Verdão começou o ano ganhando pela primeira vez a Supercopa do Brasil, ao bater o Flamengo por 4 a 3, no Estádio Mané Garrinha, em Brasília. Meses depois, garantiu o bicampeonato paulista consecutivo, vencendo o Água Santa na final e, agora, também conquista mais um bi.

Em 2022, o outro troféu restante foi o da Recopa Sul-americana que, assim como a Supercopa de 2023, foi obtida de maneira inédita na história do clube. Em 2021, o time bateu na trave ao perder o torneio continental para o Defensa y Justicia (ARG), nos pênaltis.

Com isso, o clube chega a seis tríplices coroas, repetindo as temporadas de 1951, 1972, 1993, 2020 e 2022. Portanto, das últimas quatro temporadas, em três o maior campeão nacional venceu três títulos. Somente na temporada de 2021 houve a conquista de “apenas” um campeonato, que no caso foi a segunda Libertadores da América do período.

+Gustavo Gómez torna-se o capitão com mais títulos na história do Palmeiras

Como a temporada de 2020 terminou somente em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o Palmeiras conquistou três títulos no ano de 2021 (não na temporada)- duas Libertadores da América e uma Copa do Brasil. Portanto, se levarmos em consideração somente os últimos anos, desde 2021 o Alviverde comemorou três títulos todos os anos, e todos eles sob o comando de Abel Ferreira.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Da sequência, somente uma conquista não foi com Abel como treinador: o Campeonato Paulista 2020, vencido por Vanderlei Luxemburgo. De resto, todas as outras foram sob o comando do português, que chegou a nove títulos.

Tríplices Coroas do Palmeiras em sua história

  • 1951 – Torneio Rio-São Paulo, Copa Rio Internacional e Taça Cidade de São Paulo
  • 1972 – Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Torneio Laudo Natel
  • 1993 – Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Campeonato Brasileiro
  • 2020 – Campeonato Paulista, Libertadores da América e Copa do Brasil
  • 2022 – Recopa Sul-americana, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro
  • 2023 – Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo