Palmeiras

Palmeiras venceu quatro dos últimos oito Campeonatos Brasileiros

Neste período, Palmeiras voltou a ser o maior vencedor do torneio isoladamente e ainda estabeleceu grande vantagem (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Verdão vem dominando a competição, tendo vencido metade dos últimos oito campeonatos.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o título de campeão brasileiro de 2023 conquistado na última semana, o Palmeiras chegou a uma marca impressionante. Dos últimos oito Campeonatos Brasileiros ocorridos, o Verdão venceu quatro, portanto, metade deles.

Desde a edição de 2016, foram quatro clubes diferentes campeões: além do Verdão, Corinthians, Flamengo e Atlético-MG. Destes, somente o Fla e o Alviverde ganharam dois de maneira consecutiva. Com os quatro títulos, o Palmeiras saltou de oito para 12 títulos brasileiros, ultrapassando o Santos (que possui oito) e ampliando a vantagem como maior vencedor da história do torneio.

Neste período, em “condições normais”, sua pior colocação foi um terceiro lugar, duas vezes, em 2019 e 2021. Além disso, foi vice-campeão em 2017. No geral, a pior campanha foi na temporada 2020, quando terminou em sétimo, em um período de pandemia de Covid-19 em que foi campeão da Libertadores e Copa do Brasil, tendo que fazer uma maratona de jogos que nenhum outro clube teve no período.

E toda essa hegemonia recente ocorre justamente depois do clube ter ficado 22 anos sem o troféu mais importante do país. Após o bicampeonato de 1993-1994, o time bateu na trave duas vezes, quando foi vice em 1997, quando empatou com o Vasco e perdeu o título por ter tido campanha inferior na primeira fase e também em 2009, quando liderou até a reta final, mas entrou em queda livre, fechando em quinto lugar.

Em 2016, com um elenco forte montado pelo então diretor de futebol, Alexandre Mattos e com investimento da Crefisa, voltou a ser campeão brasileiro e se isolou como o maior vencedor da competição. Sob o comando do técnico Cuca, teve o melhor ataque e defesa, além do menino Gabriel Jesus eleito o craque.

Em 2018, um início mediano com Roger Machado fez a diretoria trocar o treinador, chamando de volta um antigo conhecido: Felipão. E ele conseguiu ajudar à equipe a ter uma arrancada impressionante no segundo turno, ultrapassando o São Paulo e sendo campeão com o melhor ataque e defesa. Pelo Alviverde, foi um título inédito para Felipão.

+Além do título: Veja os números da campanha do Palmeiras no Brasileirão

Agora, sob a batuta de Abel Ferreira, o Verdão fez um Brasileirão 2022 primoroso, quase nunca se vendo a liderança ameaçada, sendo campeão com três rodadas de antecedência. O time conseguiu ser campeão com apenas duas derrotas sofridas e terminou a competição com três, o menor número da era dos pontos corridos.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Em 2023, veio um dos títulos mais improváveis de todos os tempos, com uma arrancada final impressionante, tirando um título que parecia ganho pelo Botafogo. E com direito a uma virada épica de 4 a 3 sobre o adversário nesta arrancada final, saindo de uma probabilidade ser campeão inferior a 1% na 27ª rodada para o “título virtual” conquistado já na penúltima rodada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo