Paralimpíadas

Paralimpíadas dia 4: Brasil conquista cinco medalhas de ouro em estreia do atletismo; veja o resumo do dia

Publicado em

Ale Cabral/CPB
— Continua depois da publicidade —

O Brasil teve seu melhor dia, até o momento, nos Jogos Paralimpícos de Tóquio. Entre a noite desta quinta-feira (26) e a manhã desta sexta-feira (27), foram nove medalhas, sendo cinco de ouro. Com o bom desempenho, o Brasil teve um ótimo salto no quadro de medalhas, saindo da décima posição para o sexto lugar. Detalhe para o atletismo, logo no primeiro dia, o Brasil levou quatro medalhas de ouro. 

Confira o calendário, horários e modalidades das Paralimpíadas de Tóquio.
+ Para saber tudo sobre os Jogos Paralímpicos de Tóquio, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

ATLETISMO 

Publicidade

Uma das principais modalidades das Paralímpiadas é o atletismo e logo na abertura o Brasil mostrou sua força. O primeiro ouro aconteceu nos 5.000m rasos T11, o brasileiro Yeltsin Jacques conquistou uma emocionante medalha. Outro destaque foi o ouro de Petrúcio Ferreira, ele foi bicampeão na prova dos 100m rasos na classe T47, inclusive bateu o recorde paralímpico com 10s53. Ao todo foram seis medalhas na categoria: quatro ouros (Petrúcio Ferreira, Silvânia Costa, Wallace Santos e Yeltsin Jacques) e dois bronzes (João Victor Teixeira e Washington Júnior). 

Silvânia de Oliveira conquista o bicampeonato no salto em distância. A brasileira saltou 5 metros para levar o segundo ouro seguido na modalidade. Silvânia atingiu a marca apenas no quinto, e penúltimo, salto da série de tentativas. Já Wallace Santos foi ouro no arremesso de peso, na categoria F55. O brasileiro também bateu os recordes paralímpico e mundial com a marca de 12.63 metros. para fechar, os bronzes de João Victor Teixeira foi bronze no arremesso de peso, na categoria F37 e Washington Júnior foi medalha de bronze nos 100m rasos T47, mesma prova do ouro de Petrúcio. Ele terminou a prova com o tempo de 10s68. 

NATAÇÃO

A natação, que foi fundamental na conquista de medalhas nos três primeiros dias de Jogos, deu mais três medalhas para o Brasil, um ouro, uma prata e um bronze. Wendell Belarmino foi ouro na classe S11. Ele ficou com a medalha na prova dos 50m livres com o tempo de 26s04. Na mesma prova teve outro brasileiro, Matheus Rheine esteve na raia ao lado, mas acabou ficando com 27s26 e garantiu o sexto lugar. 

A medalha de prata foi de Gabriel Bandeira, após já ter trazido uma medalha de ouro para o Brasil, voltou às piscinas e foi pódio na prova dos 200m livres da categoria S14, o nadador conquistou o segundo lugar com o tempo de 1m52s74. O bronze do Brasil foi com Maria Carolina Santiago, ela alcançou a medalha nos 100m costas na classe S12, com 1m09s18. 

TÊNIS DE MESA

No tênis de mesa, o Brasil garantiu duas medalhas neste quarto dia de competição. Catia Oliveira e Bruna Alexandre se garantiram nas semifinais e como não há disputa de bronze na modalidade, ela confirmou presença no pódio. Catia Oliveira venceu a italiana Giada Rossi por 3 sets a 0 nas quartas de final da classe 1-2 e foi para a semifinal. Já Bruna Alexandre venceu Lin Tzu Yu, do Taiwan, por 3 sets a 0 e fechou na liderança o Grupo B da classe 10, avançando diretamente à semifinal. Já a baixa do dia, foi a eliminação do vice-campeão paralímpico em 2016, Israel Stroth, que perdeu por 3 a 1 para o chinês Liao Keli nas quartas de final da classe 7.

GOALBALL

No goalball, o Brasil se garantiu nas quartas de final no masculino. Os brasileiros arrancaram uma virada diante da Argélia e venceram por 10 a 4. Já no feminino, o Brasil ficou no empate por 4 a 4 diante do Japão. As brasileiras chegaram a estar perdendo de 3 a 0, mas buscaram o empate. Agora o Brasil está na terceira posição do Grupo D, com um empate e uma derrota. O próximo compromisso das brasileiras é no sábado (28), às 8h30, quando enfrentarão a Turquia.

VÔLEI SENTADO

O Brasil estreou em um emocionante duelo e saiu com a vitória sobre o Canadá. Após ser bronze nos Jogos do Rio em 2016, as brasileiras venceram no tie-break, em um duelo que durou 2h40. Adria da Silva foi a maior pontuadora e destaque do Brasil na partida.

CONFIRA COMO ESTÁ O QUADRO DE MEDALHAS

Arte: Esporte News Mundo
Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile