Z - Z Não marcar 3

Pela primeira vez no século, Patrick Mahomes vai tentar ser MVP e ganhar o super bowl no mesmo ano

Ben Green\2019 Kansas City Chiefs

Nos últimos 23 anos, nenhum jogador na NFL conseguiu ser o jogador mais valioso da temporada e ganhar o super bowl. O último a fazer este efeito foi o quarterback do então St Louis Rams, Kurt Wagner, em 1999. Nesta última quinta-feira, Mahomes venceu o prêmio de MVP superando Jalen Hurts dos Eagles, mas a história recente mostra que os jogadores mais valiosos na temporada regular acabam não conquistando o troféu lombardi no final das contas. O próprio Mahomes ganhou em 2018 e nem no super bowl chegou.

Mesmo os grandes quarterbacks do século que venceram este prêmio não conseguiram chegar até o título em suas grandes temporadas. Em 2013, Peyton Manning teve a melhor temporada de um passador na história da liga, com 55 touchdowns e 5477 jardas aéreas (ambos recordes em uma única temporada), mas foi destruído no Super Bowl 48 pelos Seahawks. Tom Brady, em 2007, fez chover com Randy Moss e Wes Welker, chegando a 50 passes para TD na temporada e quase uma temporada perfeita, no entanto a derrota veio no último jogo contra os Giants. Mesma coisa, com Aaron Rodgers em 2011, o camisa 12 teve o melhor passer rating da história da NFL, liderou os Packers para uma temporada de 15 vitórias, porém Eli Manning e os Giants estavam no seu caminho no divisional round. 

Antes deste século, os jogadores mais valiosos da temporada regular também não tiveram muita sorte, apesar de alguns conseguirem levantar o troféu Lombardi no final da temporada. Dan Marino, quarterback lendário dos Dolphins nos 80 e 90, revolucionou a liga em 1984, com seus 48 passes para touchdowns em uma época que o jogo aéreo não era nem de perto o que é hoje, chegou até o super bowl, mas foi massacrado pelos 49ers de Joe Montana por 38 a 16. Thurman Thomas, running hall da fama dos Bills, era o principal nome de uma dinastia que nunca aconteceu, isto porque os Bills chegaram a quatro super bowls seguidos e perderam todos. Em 1991, Thomas passou das 2000 jardas terrestres e liderou a franquia de Buffalo para seu segundo Super Bowl seguido, contudo foram derrotados por 37 a 24 para o então Washington Redskins.

Apesar destes grandes jogadores não terem ganho o super bowl em suas melhores temporadas, existiram 10 jogadores que ganharam o título e o MVP na mesma temporada. Dois dos grandes quarterbacks da história do Green Bay Packers conseguiram este fato, Bart Star em 1966 no primeiro superbowl da história e Brett Favre em 1996. Joe Montana em 1989 e Steve Young em 1994 pelos 49ers. 

Os dois casos mais curiosos foram o de Kurt Warner e Mark Moesley. Antes de entrar na NFL em 1999, Warner jogava futebol americano na Europa e tinhas pouquíssimas chance de suceder na liga, contudo continou insistindo até 1999 e entrou nos Rams. Como quarterback titular, foi fundamental para um dos melhores ataques das histórias da NFL, com Marshall Faulk e Erick Dickerson de running backs e Isaac Bruce e Torry Holt de wide receiver, a franquia então localizada em St Louis liderou a liga em pontos por jogos e venceram os Titans no super bowl 34 por 23 a 16. A história de Moesley é pouco mais peculiar. Em 1982, os jogadores orquestraram uma grave na liga e pausaram os jogos por sete semanas, os Redskins tiveram a melhor campanha da conferência nacional e seu kicker, Mark Moesley, foi escolhido o MVP da temporada regular, algo impensável até hoje, a franquia de Washington chegou no super bowl e venceram os Dolphins por 27 a 17. 

MVP ou não, a NFL é tão competitiva que não importa se o seu time tem o melhor jogador da temporada, o Super Bowl é um jogo completamente a parte. Mahomes tem a chance de quebrar está “maldição” dos MVPs neste Domingo, porém vai ter uma missão muito complicada pela frente, os Eagles têm o melhor front defensivo da NFL e talvez o único que consiga parar a magia de Patrick Mahomes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo