Futebol Internacional

Porto vence Sporting em final de jogo intenso e segue caça ao líder Benfica

Jogadores do Porto comemoram vitória sobre Sporting
Divulgação/FC Porto

O clássico da 20ª rodada do Campeonato Português 2022-23 foi exatamente como todo mundo espera de um duelo de alta magnitude. No Estádio José Alvalade, em Lisboa/POR, o Sporting recebeu o Porto na tarde deste domingo (12) e disputou a partida até o fim em busca da vitória. Mas o vencedor do duelo foi o time visitante. Uribe e Pepê garantiram a vitória do Dragão, enquanto os Leões descontaram com Chermiti.

Sporting e Porto se enfrentaram no Campeonato Português
Divulgação/FC Porto

O primeiro tempo começou com muita disputa em campo. O Sporting tinha mais posse de bola e usou o fator campo para tentar ser dominante. A primeira finalização, porém, foi do Porto, quando Grujić recebeu de Galeno e arriscou para fora. A resposta dos alviverdes veio aos 19 minutos. Marcus Edwards recebeu de Ugarte e finalizou, mas foi travado. Matheus Reis ficou com a sobra e cruzou rasteiro para Edwards livre no meio da área, mas o atacante chutou para fora. Chermiti e Francisco Trincão também tiveram suas chances no lado direito da área, mas não marcaram. Os visitantes tiveram chance clara aos 32’, quando Taremi recebeu de Galeno e finalizou na saída de Adán, mas acertou a trave. Marcano ficou com o rebote e cabeceou por cima do gol.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

No segundo tempo, o volume de jogo caiu um pouco. A disputa ficou menor e as equipes procuraram jogar mais bola. Era um clássico bem travado, até que uma falha na marcação mudou o placar. Aos 15 minutos, Uribe recebeu passe de Grujić na entrada da área e tentou o passe. Ugarte fez o corte e facilitou para Uribe ficar de frente a Adán e finalizar no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar aos Dragões. O técnico Rúben Amorim modificou o time desde o primeiro tempo com o objetivo de buscar pronta solução para o Sporting marcar, mas encontrava dificuldades, ainda mais em desvantagem. No fim do jogo, Sérgio Conceição promoveu mudanças que fechou a defesa e deixou mais velocidade no setor ofensivo apenas para buscar contragolpes.

Porto venceu o clássico contra o Sporting no Alvalade
Divulgação/FC Porto

Os minutos finais foram bem eletrizantes. Aos 42, Edwards cruzou da direita e Chermiti completou na segunda trave, mas Diego Costa defendeu praticamente à queima-roupa. Aos 44, os Leões marcaram. Edwards tabelou com Pote em cobrança de falta e acionou Nuno Santos na esquerda. Nuno cruzou de letra e Uribe fez o corte parcial. Arthur Gomes pegou a sobra e chutou forte da meia-lua. Diogo Costa deu rebote e Chermiti anotou no rebote. Porém, com análise posterior da arbitragem de vídeo, o centroavante estava impedido e o gol foi anulado. Pior. Aos 48, Diogo Costa cobrou tiro de meta, Toni Martínez triscou de cabeça, Pepê avançou livre, entrou na área e cavou na saída de Adán para marcar o segundo tento do Porto. Mas o clássico ainda estava em disputa. Aos 51, Arthur Gomes cruzou da direita e Chermiti cabeceou da segunda trave para recolocar o Sporting na partida. Mas faltou tempo e a vitória do confronto foi azul.

Mateus Uribe comemora o primeiro gol do Porto na vitória por 2 a 1 sobre o Sporting
Divulgação/FC Porto

Com o resultado, os Leões ficam cada vez mais distante de obter uma vaga na Uefa Champions League ao permanecerem no quarto lugar com 38 pontos, cinco a menos que o Braga, além de terem um jogo a mais. Os Dragões, por outro lado, engatam a nona vitória consecutiva e seguem na segunda colocação com 48 pontos somados, cinco atrás do líder Benfica. Na próxima rodada, o Porto vai enfrentar o Rio Ave no Estádio do Dragão, no Porto/POR, às 17h30 do sábado (18), enquanto o Sporting terá o Desportivo de Chaves como oponente, às 16h da segunda-feira (20), no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves/POR.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo