Copa América

Presidente da Conmebol agradece CBF em carta e responde críticas feitas à Copa América: ‘Inveja ou ciúme’

Foto: Divulgação/Conmebol

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, enviou uma carta às entidades que participaram da Copa América 2021 disputada no Brasil, que terminou com o título da Argentina sobre a Seleção Brasileira. O intuito do documento era agradecer a realização do evento.

Nela, Alejandro destaca a repercussão em território estrangeiro, segundo ele de forma positiva, da competição – citando casos em Bangladesh e da Indonésia que torcedores saíram às ruas para comemorar o título. Ele também rebateu às críticas sofridas antes da realização da Copa América. Para o presidente o modo sul-americano “de viver o futebol faz surgir inveja ou ciúme ou que haja tantas tentativas de sabotar os nossos torneios.”

+ Para ficar informado sobre o esporte no Brasil e no mundo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Confira a carta na íntegra

“Caros presidentes:

Com a satisfação do trabalho realizado, gostaria de expressar minha gratidão pelo apoio permanente que deram a mim e à equipe da Conmebol na organização desta Copa América. Agradeço muito este apoio, que não diminuiu nem mesmo quando éramos alvos de todos os tipos de ataques e acusações infundadas.

Nossa Copa América não só cumpriu seu principal objetivo esportivo, mas também confirmou que o futebol sul-americano tem alcance e impacto globais.

As imagens de caravanas celebrando o campeão da América nas ruas da Indonésia ou de Bangladesh nos enchem de admiração e orgulho. Somente as estrelas sul-americanas geram essa paixão. Somente nossas estrelas despertam essas emoções.

Essa é a mística e a força do nosso futebol. E não é estranho que esta forma de viver o futebol faça surgir inveja ou ciúme ou que haja tantas tentativas de sabotar os nossos torneios.

Um agradecimento especial à CBF não só pelo apoio e colaboração permanente, mas por abrir as portas de sua casa, que nos permitiu levar este festival de futebol sul-americano para todo o mundo.

Convido você a continuar trabalhando com essa mística. Esse é o caminho certo para a América do Sul reconquistar o mundo: união, responsabilidade, transparência, profissionalismo e, acima de tudo, acreditar sempre.”

A Copa América sofreu muitas críticas desde o início por ser realizada durante a pandemia e pelo número de casos da Covid-19 em território brasileiro. No fim, a competição que não previa público terminou com 10% do Maracanã ocupado por torcedores e multa à CBF devido às confusões na porta do estádio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo