Futebol Internacional

Presidente da La Liga acusa Infantino de estar envolvido na Superliga

Divulgação / FIFA

O presidente da La Liga, Javier Tebas, disse acreditar que Gianni Infantino está por trás do desenvolvimento do projeto da Superliga Europeia.

A declaração de Javier Tebas foi concedida em entrevista para a ESPN nesta semana. O presidente de La Liga disse inclusive que possui documentos internos da Superliga mostrando o codinome “W01”, o qual corresponderia ao atual presidente da FIFA.

Infantino, que chefiou a UEFA de 2009 a 2016, anunciou sua oposição e a da FIFA ao projeto de separação que foi fundado por 12 clubes europeus em 18 de abril.

“É ele quem está por trás da Super League e eu já disse a ele pessoalmente. Já disse isso antes e direi de novo, por trás de tudo isso está o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Ele está pressionando, dizendo coisas …”

Presidente de La Liga comenta sobre possível exclusão da Juventus no Italiano

Tebas também disse que a La Liga não tem “capacidade regulatória para punir ninguém”, ao comentar sobre as ameaças da Juventus ser excluída do Campeonato Italiano.

“Isso foi dito pelo presidente da Federação Italiana, mas não pela liga italiana. As federações pertencem à UEFA, não as ligas.

Quase todos os clubes reconheceram que cometeram um erro. A pior punição foi a reação de seus torcedores. Eles reconheceram seu erro e é isso que devemos considerar. Este projeto falhou, mas não está morto. Sem os clubes ingleses, eles não serão capazes de levá-lo adiante.”

Cabe lembrar que os seis times ingleses, incluindo os finalistas da Champions League Manchester City e Chelsea, retiraram-se 48 horas depois do anúncio da competição paralela, devido à pressão dos torcedores e do governo do Reino Unido.

Posteriormente, Inter de Milão, Atlético de Madrid e AC Milan também anunciaram suas saídas definitivas do projeto. Porém, os clubes Real Madrid, Barcelona e Juventus ainda não desistiram da Superliga.

A UEFA disse na sexta-feira que os três clubes enfrentarão sanções e que o órgão que dirige o futebol europeu iniciou processos disciplinares contra eles. Nesta quarta feira (12), a UEFA confirmou que banirá os três de qualquer competição europeia por pelo menos duas temporadas caso os clubes não desistam da Superliga.

Real Madrid não enfrentará problemas em La Liga

Tebas também insistiu que não tem animosidade pessoal com o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, que trabalhou no projeto da Superliga por três anos e tem sido o maior defensor do projeto.

“Não é nada pessoal, temos opiniões diferentes sobre a ideia do futebol. Ouvi o presidente do Real Madrid dizer que o futebol estará arruinado em três anos, e isso simplesmente não é verdade.

Não é nada pessoal contra Florentino, só que o que ele apresenta é outro tipo de indústria do futebol que põe em perigo a atual, e não posso permitir que isso aconteça”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo