Cruzeiro

Pela extinta Primeira Liga, Cruzeiro e Londrina se enfrentaram pela última vez; relembre

Foto: Gustavo Oliveira/Londrina

Na próxima sexta-feira (30), às 21h30, Cruzeiro e Londrina se enfrentarão pela 15ª rodada da Série B. O duelo ocorrerá no Mineirão, em Belo Horizonte-MG, e será o primeiro encontro dos times em quase quatro anos.

A último confronto ocorreu em 3 de setembro de 2017, quando o Tubarão eliminou a Raposa nas semifinais da extinta Primeira Liga. Em partida disputada no Estádio do Café, em Londrina-PR, as equipes empataram por 1 a 1 no tempo normal e o time da casa venceu nos pênaltis por 3 a 1.

Na ocasião, Germano e Alisson Safira marcaram para os paranaenses, e Lucas Silva e Sassá marcaram para o Cruzeiro. Com os titulares poupados para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que ocorreria quatro dias depois, a Raposa foi a campo com o time reserva. Além da escalação, o comando técnico também foi alternativo. Ao invés de Mano Menezes, o assistente Sidnei Lobo comandou a equipe na partida.

Confira os times que foram a campo naquele dia:
Londrina: César; Reginaldo, Dirceu, Edson Silva, Ayrton; Jardel, Germano, Rômulo; Celsinho, Artur e Carlos Henrique. Técnico: Cláudio Tencatti.
Cruzeiro: Rafael; Lennon, Digão, Arthur, Bryan; Lucas Silva, Nonoca, Messidoro, Élber, Rafinha; e Sassá. Técnico: Sidnei Lobo.

Após vencer o Cruzeiro, o Londrina avançou às finais, onde enfrentou o Atlético Mineiro. Após 0 a 0 no tempo regulamentar, a equipe paranaense venceu o Galo por 4 a 2, nos pênaltis, e foi campeã da segunda e última edição da Primeira Liga.

Curiosidades da partida

Peça importante no atual elenco do Cruzeiro, o volante Lucas Ventura foi titular do clube pela primeira vez naquela partida. Com 19 anos na época, o jovem formado na base cruzeirense teve poucas oportunidades com Mano Menezes e acabou sendo emprestado pelo clube posteriormente. Na época, era conhecido pelo apelido ‘Nonoca’.

Outro atleta da Raposa que estava naquela partida é Marcinho. O meia, que atuava pelo Londrina, foi um dos jogadores paranaenses a desperdiçar sua cobrança nas penalidades.

O que foi a Primeira Liga?

Visando a formação de uma liga nacional autônoma, comandada pelos clubes, e sem a organização da CBF, a Primeira Liga foi criada por dirigentes de diversas equipes e acabou durando apenas duas edições.

Sem grande apoio das confederações, o torneio foi encerrado em 2019, sob a alegação de falta de espaço no calendário futebolístico nacional. Além do Londrina, campeão em 2017, o Fluminense também venceu a competição, em 2016.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo