Queda precoce na Sula, trocas de técnicos e zona de rebaixamento: a retrospectiva do Goiás em 2020

Foto: Divulgação/Goiás

O ano de 2020 não foi o melhor para o Goiás. Entre derrotas e muitas mudanças, o time esmeraldino concluiu o ano na esperança de se livrar do rebaixamento para a Série B do Campeonato para Brasileiro.

No primeiro semestre, o Goiás começou com propriedade. Com o técnico Ney Franco, o esmeraldino venceu cinco dos dez jogos que disputou no Campeonato Goiano. Sendo o total de quatro empates e uma derrota. Em contrapartida, teve que lidar com a queda precoce na Sul-Americana, apenas na 2ª rodada perdeu de 2 a 0 no placar agregado para o Sol de America.

Já o segundo semestre, foi marcado pela a volta do futebol, devido a pandemia, e com isso uma péssima fase do Goiás. Além de ter que lidar com mais uma eliminação, dessa vez na Copa do Brasil, na terceira fase perdendo para o Vasco por 2 a 1. O time também trocou três vezes de técnico, fatores que prejudicaram ainda mais desempenho da equipe no Brasileirão.

Trocas de técnicos
Em agosto, na volta do Campeonato Brasileiro, após três rodadas, o Goiás demitiu o técnico Ney Franco. Logo depois, foi contratado para substituí-lo Thiago Larghi, que com apenas seis jogos no comando do Verdão não demorou muito para também ser demitido.

Com isso, o Goiás anunciou a volta de Enderson Moreira, sendo sua terceira passagem pelo time Esmeraldino. Também foi demitido, pois não agradou muito, principalmente a torcida, além de ter um péssimo desempenho, não conseguindo vencer nenhum dos dez jogos que ficou no comando do time esmeraldino.

Foi assim que o Goiás promoveu a dupla de técnicos vindos do sub-20 para assumirem o profissional, Glauber Ramos e Augusto César. Dessa forma, o time goiano encerrou o ano de 2020 com os dois o comando, com a difícil missão de tirar o time do possível rebaixamento.

Vejo os números dos técnicos em 2020;

Ney Franco:
Jogos: 19
Vitórias: 9
Empates: 5
Derrotas: 5

Thiago Larghi
Jogos: 6
Vitórias: 1
Empates: 2
Derrotas: 3

Enderson Moreira
Jogos: 10
Vitórias: 0
Empates: 3
Derrotas: 7

Glauber Ramos e Augusto César
Jogos: 8
Vitórias: 3
Empates: 2
Derrotas: 3

Chegadas e Saídas
O Goiás teve um ano com grande movimentação no mercado. Com Thiago Larghi, 11 atletas foram dispensados, a maioria deles foram emprestados para o Aparecidense.

Assim que Enderson Moreira chegou ao comando do esmeraldino, o time anunciou a chegada de novos reforços, alguns deles a pedido do técnico. Como o meia Shayllon, o atacante Fernadão e o volante argentino Ariel Cabral.

Em outubro o verdão liberou mais jogadores, cerca de seis, entre eles o zagueiro Lucão e o lateral-direito Yago Rocha. Desta maneira mais reforços chegaram na esperança de mudar a situação do clube, nomes como o zagueiro Chico e o volante Gustavo Blanco. A maioria desses reforços não foram muitos utilizados e outros não deram conta de se firmar no time.

Garotos da base
Com Glauber e Augusto no comando, para tentar as ultimas cartadas para sair do Z-4 a dupla resolveu apostar nas pratas da casa.

Dos 20 atletas inscritos no Brasileirão, 20 foram revelados na Serrinha. Os goleiros Matheus Alves e Márcio Victor, os laterais Taylon, Jefferson, Rodrigues e Gustavinho, os zagueiros David Duarte, Heron e Iago Mendonça, os volantes Breno, Henrique Lordeiro, os meias Daniel de Pauli, Miguel Figueira, além dos atacantes Alysson, Vinicius Lopes, Sandrinho, João Marcos, índio e Marinho.

Dessa lista mais de dez foram utilizados nos meses finais deste ano, boa parte deles deu conta do recado e trouxeram resultados positivos para o clube.

Lanterna
Depois de mais de 18 jogos ocupando a lanterna do Campeonato, o Goiás conseguiu sair dela após um empate com o Grêmio, por 0 a 0, pela 25ª rodada. Mais logo o time voltou a segurar a última posição e se viu em situação cada vez mais complicada.

Porém, em confronto direto contra o rebaixamento, a equipe goiana teve um respiro, conseguiu deixar a lanterna no ultimo jogo ano, contra o Sport, na Serrinha. O Goiás venceu por 1 a 0, a partida foi válida pela 27ª rodada.

Números do Goiás em 2020;
Jogos Oficiais: 43
Vitórias: 13
Empates: 12
Derrotas: 18

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo