Cruzeiro

Quem é Fernando? Artilheiro do Cruzeiro e decisivo nas conquistas recentes do sub-20

Fernando marcou quatro gols em três jogos nas finais do Cruzeiro pelo Mineiro e Copa do Brasil (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

Atacante de 18 anos conquistou a artilharia isolada da base celeste e decidiu em duas finais

Foto: Staff Images/Cruzeiro

O Cruzeiro sub-20 encerrou sua temporada com chave de ouro nos últimos dias. Primeiro, a equipe conquistou o Bicampeonato Mineiro diante do Coimbra na quinta-feira (12), e três dias após levantar o estadual, levou a Copa do Brasil da categoria diante do Grêmio, em uma conquista inédita para o clube. Por trás dos feitos, um dos personagens é Fernando, artilheiro da temporada de base e decisivo nas decisões recentes.

Ao todo nesta temporada, foram 41 partidas de presença pelo atacante, com um total de 26 gols marcados e 10 assistências, ou seja, uma média de 0,63 gols por jogo. Disparadamente, conquistou a artilheria do sub-20 da Raposa em 2023 com sua frequência ofensiva. Para se ter ideia, o vice-artilheiro do time, Henrique Rodrigues, marcou 10 vezes no ano, e Japa vem logo atrás com oito tentos.

FARO DE DECISÃO NAS FINAIS

Fernando foi uma peça mais do que essencial para as conquistas do estadual e do título nacional. Dos 26 gols feitos, quatro deles ocorreu nas decisões recentes. O ‘começo’ ocorreu no Campeonato Mineiro diante do Coimbra, quando a equipe perdia por 2 a 0 na ida em Contagem, mas o jogador saiu do banco e marcou o gol que diminuiu a desvantagem no último lance, para o próximo duelo.

Na volta, na Toca da Raposa II, o artilheiro marcou o único gol da partida. O tento foi responsável para levar o duelo para os pênaltis, e assim contar com as habilidades dos batedores e com as defesas do Otávio para levantar a taça estadual. Na Copa do Brasil diante do Grêmio, balançou as redes duas vezes na vitória por 2 a 0, e deu o título inédito.

CAMINHADA DO ARTILHEIRO

Luis Fernando, de 18 anos, passou pela base do EC São Bernardo sub-15 em 2019, passou pela base do Palmeiras e se destacou pelo Água Santa, onde passou por duas categorias. O atleta chegou ao Cruzeiro no meio de 2022 por empréstimo do clube paulista, e passou pelo sub-17, mas não demorou para logo subir ao sub-20 celeste, onde está atualmente.

+ Cruzeiro registra maior público da história do futebol mineiro de base contra o Grêmio

O jogador possui vínculo até o começo de 2024, mas o clube poderá comprar 50% dos direitos do atacante. O passe fixado está no valor de R$650 mil, e a expectativa é grande pela aquisição definitiva. Segundo o Canal Samuel Venâncio, ele deverá estar presente nos treinos junto ao elenco profissional, com outros atletas do seu grupo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo