Futebol americano

Rams e Bengals vão em busca do título e da afirmação no Super Bowl LVI

Foto: Divulgação/NFL

Após 18 semanas de jogos na temporada regular e três rodadas de playoffs, chegou a hora da NFL conhecer o seu campeão. Neste domingo (13), às 20h30 (hora de Brasília), Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals se enfrentam na disputa do Super Bowl LVI, no SoFi Stadium, em Los Angeles. É a grande festa do futebol americano e o dia mais aguardado do ano pelos fãs de um esporte que vai se popularizando rapidamente no Brasil e em todo no mundo. Um confronto que coloca em ação duas equipes de jogadores talentosos, onde a experiência dos Rams contra a juventude dos Bengals dará o tom da partida.

Na ‘maior temporada de todas’ em termos de duração e com a volta dos torcedores em peso aos estádios após um ano de pandemia, a NFL irá saber se coroará um bicampeão (Rams) ou vai ver o time de Cincinnati pela primeira vez tocando as mãos no cobiçado Troféu Vince Lombardi.

As campanhas

A temporada para as duas equipes começou com um ar de desconfiança. Enquanto o Los Angeles Rams partia para um verdadeiro ‘all in’ trazendo aquele que seria uma de suas peças principais para chegar a decisão, o Cincinnati Bengals investiu em premiar a juventude de uma dupla promissora que reoxigenou seu ataque e carregou a equipe de volta ao Super Bowl depois de 34 anos.

Na temporada 2021 os Rams venceram 12 jogos e perderam apenas cinco vezes. Foi o suficiente para conquistar o título da divisão NFC Oeste, apesar de um momento de instabilidade no mês de novembro, quando perderam três jogos seguidos. Os Rams acabaram terminando como a quarta melhor campanha da conferência. Já nos playoffs, a equipe do técnico Sean McVay derrotou o Arizona Cardinals na primeira rodada em casa, depois o Tampa Bay Buccaneers (atual campeão) na Flórida e o San Francisco 49ers em seus domínios, para vencer o título da conferência NFC e chegar ao quinto Super Bowl na história da franquia. Foram o 9º melhor ataque da liga no geral.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

Já o Cincinnati Bengals teve uma campanha um pouco mais modesta, vencendo 10 partidas e perdendo sete jogos, terminando como a quarta melhor campanha da AFC e com o título da divisão Norte, uma das mais pegadas da liga. Bater rivais de divisão tradicionais encheu a equipe do técnico Zac Taylor de ânimo. Daí os Bengals deixaram de lado o papel de zebras para derrotar em sequência Las Vegas Raiders (em casa), Tennessee Titans e o Kansas City Chiefs, ambos fora de casa. Os Bengals conquistariam o improvável título de conferência e confirmando a terceira ida ao Super Bowl na história do time. Além do 13º melhor ataque da NFL em linhas gerais.

Os destaques

O quarterback Matthew Stafford, após 11 temporadas em Detroit, chegava a Los Angeles em janeiro do ano passado com a missão de comandar o ataque dos Rams e liderar um time que já contava com peças de talento comandadas por Sean McVay. A resposta dada pelo jogador de 34 anos foi a melhor temporada da carreira. Depois de apenas três idas aos playoffs com os Lions sem vencer um único jogo, Stafford comandou os Rams rumo ao Super Bowl LVI com números excelentes: 41 TD, 4886 jardas aéreas e 67% de acerto nos passes. Os Rams também contaram com a fantástica temporada do wide receiver Cooper Kupp, com quase 2000 jardas de recepção na temporada (1947) e 16 touchdowns, além da chegada dos experientes reforços Odell Beckham Jr. (wide receiver, ex-Browns) e Von Miller (linebacker, ex-Broncos), que se juntaram ao time de Los Angeles durante a disputa do torneio e foram peças chaves para levar a equipe a decisão.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Se os Rams apostaram na experiência, a chave dos Cincinnati Bengals para chegar ao Super Bowl foi a juventude. Apenas em sua segunda temporada na NFL, o QB Joe Burrow, de 25 anos, foi decisivo em várias partidas e liderou o versátil ataque de Cincinnati. Foram 36 passes para TD, 4611 jardas aéreas e 70% de passes completos. Muitos destes passes direcionados para o jogador novato ofensivo do ano: Ja’maar Chase, de apenas 21 anos. O calouro rapidamente se tornou o alvo favorito de Burrow e já mostrou porque é um dos mais promissores jogadores da NFL nos próximos anos. As 1455 jardas aéreas e os 13 TD de Chase na temporada, além da defesa sólida durante os últimos jogos nos playoffs são as armas para os Bengals saírem campeões do SoFi Stadium no domingo.

Técnicos amigos e rivais

O confronto em Los Angeles coloca frente a frente dois jovens treinadores, que são amigos fora do campo mas que buscam o protagonismo na carreira e o seu primeiro título na NFL. Sean McVay, 36 anos, estará no seu segundo Super Bowl como técnico dos Rams. Foi derrotado em 2018 pelos Patriots, na última partida de Tom Brady antes de partir de New England para defender os Buccaneers. McVay começou sua carreira cedo, com apenas 30 anos e já comandou jogadores bem mais velhos. Mas isso nunca foi problema para ele. Reconhecido como uma das mentes ofensivas mais exaltadas na liga, o treinador ousou na troca do antigo QB titular, Jared Goff, para Detroit em troca por Matthew Stafford. A aposta arriscada deu certo e os Rams vão poder decidir o Super Bowl LVI em sua casa igualando o feito dos Buccaneers, em 2021.

McVay encontrará do outro lado o treinador Zac Taylor, apenas dois anos mais velho e que trabalhou por dois anos ao seu lado como técnico dos quarterbacks dos Rams. Em 2019, Zac Taylor aceitou a oferta de Cincinnati para ser treinador principal e deixou a Califórnia. Enfrentou muitas críticas e dificuldades nos dois primeiros anos no cargo, já que foram apenas seis vitórias e 25 derrotas. Mas tudo mudou nesta temporada. Com um futebol americano mais ofensivo, extraindo ao máximo o potencial de um ataque jovem e de muito talento, Taylor enfim pode acabar com a seca dos Bengals de três décadas sem pisar na ‘terra prometida’ e decidir um Super Bowl.

Duas franquias com projetos diferentes, mas que se cruzarão no espetacular SoFi Stadium, que receberá pela primeira vez um Super Bowl. Construído em 2020, o estádio custou mais de US$ 5 bilhões para ficar de pé, porém na temporada anterior ficou sem receber um único torcedor em seus assentos, devido às restrições da pandemia na Califórnia.

Além do duelo entre Rams e Bengals, o Super Bowl LVI também terá o tão aguardado ‘show do intervalo’, que é um dos pontos altos do evento. Neste ano, o som ficará por conta de um time de peso do rap e hip-hop. Estarão participando os artistas Dr. Dre, Eminem, Kendrick Lamar, Mary J. Blige e Snoop Dogg, que prometem um espetáculo a altura da festa. Outros artistas estarão participando do evento. No protocolo antes da partida, Mickey Guyton será responsável para cantar o hino americano e Jhené Aiko cantará America The Beautiful.

Ficha do jogo – Super Bowl LVI

Los Angeles Rams x Cincinnati Bengals

Dia: 13/02/2022

Local: SoFi Stadium – Los Angeles, Califórnia

Horário: 20h30 (Brasília)

Onde assistir: ESPN, Star+ (streaming), Rede TV! e no NFL Game Pass

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo