Red Bull Bragantino

RB Bragantino estreia no Brasileirão 2021 neste Domingo; Veja o histórico do Braga na série A

Foto: Ari Ferreira/ Red Bull Bragantino

Neste Domingo (30), o RB Bragantino inicia sua jornada na Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. Em sua estreia, o Massa Bruta visita a Chapecoense, às 18:15, na Arena Conda. Agora, na era RedBull, o elenco busca fazer história na principal divisão do Brasil, com expectativa de ultrapassar sua década de ouro, quando permaneceu por nove temporadas na elite. 

Subindo para a primeira divisão em 1990, após conquistar o título da serie B no ano anterior, o Bragantino vivia sua melhor década da história. Na temporada seguinte, alcançou vice campeonato de 1991, sua melhor participação no torneio nacional. Depois da segunda colocação, o clube permaneceu na elite até 1998, quando foi rebaixado e amargou 22 anos fora da principal divisão do Brasil. 

1990 a 1998

Em 1990, o Braga estreava na serie A, depois de 62 anos de existência. Nesta temporada o clube terminou na oitava colocação, entre os 20 times que disputaram a competição. No entanto, esse fato não foi o melhor acontecimento do ano. A equipe comandada pela até então revelação dos técnicos de futebol, Vanderlei Luxemburgo apresentou ao Brasil muitos craques em nível de seleção brasileira, como o lateral direito Gil Baiano, o volante,  campeão mundial na Copa de 1994 pela Seleção Brasileira, Mauro Silva e o centro avante Sílvio, que seria vice-campeão da Copa América pela Seleção Brasileira.

O ano de 1991, foi marcado pela perda do treinador Vanderlei Luxemburgo. Porém, o clube de contratou ninguém menos que Carlos Alberto Parreira para o cargo de treinador, com o elenco foi preservado o planejamento deu resultado. O time se classificou para as semifinais do campeonato nacional daquele ano, eliminando o Fluminense, no Maracanã, diante de 70.000 pessoas e se classificou para a grande final, quando perdeu a decisão para o São Paulo, em dois jogos, derrota por 1 a 0 no Morumbi e empate em casa marcaram o vice campeonato.

No ano de 1992, o Bragantino continuou chamando atenção. Terminou o Campeonato Brasileiro na fase de classificação em terceiro lugar, fez sua estreia em Competições internacionais, jogando a Copa CONMEBOL, sendo eliminado pelo Grêmio nas Penalidades alternadas por 6–7. A temporada de 1993 e 1994 foi regular, permanecendo na primeira divisão. Disputando pela segunda vez na competição continental, foi eliminado pelo Botafogo em 94.

Em 1995, o Massa Bruta fez campanha fraca no Campeonato Paulista e acaba sendo rebaixado para a Série A-2 do futebol estadual. No Campeonato Brasileiro, no entanto, a equipe conquistou um surpreendente sexto lugar, atrás apenas de Botafogo (o campeão daquele ano), Santos, Fluminense, Cruzeiro e Palmeiras. Pela Copa CONMEBOL, fez o grande feito de eliminar o Palmeiras, mas na fase seguinte foi desclassificado pelo Independente Santa Fé, perdendo por 1 a 0, na Colômbia. 

No ano seguinte, o Braga termina em último do campeonato nacional, sendo assim teoricamente rebaixado para a Série B, junto com o Fluminense. Entretanto, surge um suposto esquema de favorecimento de arbitragens nesta edição do certame nacional, denunciado através de imagens divulgadas no Jornal Nacional. A CBF (confederação Brasileira de Futebol), anula o rebaixamento das equipes, preservando o tricolor carioca e também o time do interior paulista. 

Em 1997, ficou marcado pela permanência no sufoco, terminando em 22º lugar, escapando do rebaixamento pelos critérios de desempate, a equipe de Bragança Paulista viu o Bahia cair, que terminou em 23º, com o mesmo número pontos que o Alvinegro. Entretanto, em 1998 o inevitável acontece, o time termina em penúltimo, apenas a frente do América-RN e desce para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O retorno em 2020

Após 22 anos longe da principal competição nacional, o RB Bragantino retorna a elite. Desta vez, em parceria com a Red Bull Brasil, realizada em março de 2019, ano em que conquistou a serie B e a fusão, tornando então o Red Bull bragantino. Na volta a serie A, o clube terminou na décima colocação, conseguindo a classificação para a Copa Sul-Americana, acabando com o tabu de 25 anos sem disputar um torneio continental. 

Campeonato Brasileiro de 2021

Em sua 11º participação na principal divisão do Brasil, o RB Bragantino tem grandes expectativas para a competição, almeja fazer ainda melhor do que 2020. Embalado da classificação heróica para as oitavas de final da Sul-Americana, tem seu primeiro embate contra a Chape, que vive um momento complicado. Apesar de subir da serie B, o verdão caiu recentemente na final do Catarinense para o rival Avaí, o técnico Mozart foi demitido. A Chapecoense terá que entrar em campo no domingo sem um novo comandante no banco de reservas.

Para saber tudo sobre o RED BULL BRAGANTINO, siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo