Futebol Internacional

Contratado no início da temporada, Reinildo vive sua melhor fase no Atlético de Madrid

Photo by Angel Martinez/Getty Images

Saindo de uma infância pobre nas ruas de Moçambique, país do sul da África, Reinildo de 28 anos que fez carreira no futebol português com passagens pelo Benfica B e no Belenenses, foi contratado pelo Atlético de Madrid em janeiro junto ao Lille da França por 3 milhões de euros (R$ 13,8 milhões na conversão atual).  

Contratado para a mesma posição de Renan Lodi, que não vivia um bom momento, Reinildo Mandava assumiu a titularidade e passou a receber os créditos pelos bons resultados da defesa colchonera, em entrevista ao Marca da Espanha ele divide o reconhecimento com a equipe, “Para mim o mais importante é o trabalho, também tenho um grupo, colegas muito bons, que me ajudaram a me adaptar muito bem. Por isso estou feliz aqui”.

O atleta cujo a principal característica tem sido a intensidade durante os jogos disse que essa é a sua melhor arma, “estou aqui para ajudar defensivamente e ofensivamente” afirmou, e disse que o trabalho feito por Diego Simeone nos treinos e nos jogos foram cruciais para o bom desempenho, “isso facilitou muito a minha adaptação”, completou.

A paciência de Simeone, que pediu sua contratação em janeiro, foi importante para ele, principalmente depois de pedir que Reinildo jogasse como zagueiro, “O treinador me deu a oportunidade de jogar como terceiro zagueiro e estou feliz. O importante é a equipe atingindo nossos objetivos”, disse.

O lateral-esquerdo, agora zagueiro, dispensa o que a imprensa batizou de ‘efeito reinildo’, “Acho que todo o grupo, toda a equipe, mudou. Agora estamos muito bem, mais concentrados”, e esse foco que foi decisivo para eliminar o Manchester United nas oitavas de final da UEFA Champions League será ainda mais crucial para enfrentar outro clube de Manchester, o City, na terça-feira.

“Sabemos que será um jogo muito difícil contra um dos melhores da Europa. Mas sabemos muito bem o que queremos” declarou. O confronto contra o time de Pep Guardiola será na terça-feira, 5, às 16h no horário de Brasília no Etihad Stadium, e a volta no Wanda Metropolitano, em Madri, dia 13/04.

“Já sabia que era um craque” diz Reinildo sobre João Félix

Ao conhecer o jovem talento português ainda garoto no Benfica, Reinildo não hesitou em dizer que João Félix se tornaria um grande jogador, “Quando cheguei aqui vi que era mais do que o que pensava”, afirmou o moçambicano.

A opinião de Reinildo é a mesma da imprensa espanhola, que estão admirados com a metamorfose que Simeone fez em sua mais recente criação, o português como ‘falso 9’, “João Félix vai ficar bravo e vai continuar bravo comigo, mas um dia vai me agradecer”, foi o que respondeu o treinador colchonero após o jogo contra o Bétis, quando seu pupilo reclamou de ser substituído depois de marcar duas vezes.

Félix já soma seu sétimo gol nos últimos oito jogos, e foi crucial para o Atlético chegar a seis vitórias consecutivas na La Liga. Tal efeito fez com que o treinador argentino preferisse utilizar a joia portuguesa como referência no ataque ao invés do experiente uruguaio Luís Suarez, a utilização do chamado ‘falso 9’ em alguns jogos aumentou a qualidade da segunda linha e deu velocidade ao ataque.

Griezmann e Suaréz tem se tornado mais efetivos quando o português joga nessa função, mesmo após as cobranças que o uruguaio fez, Félix riu e respondeu “nunca foi um problema físico. Foi mais uma questão de mentalidade e adaptação”, respondeu em referência aos jogos ruins que vinha fazendo antes da virada de chave.

“João entendeu que o grupo é mais importante que o nome” disse Yannick Carrasco, jogador belga, e um dos líderes da equipe que parabenizou a jovem promessa por essa transformação, “Sabemos que João tem um grande talento, mas há momentos em que talento não é tudo. Trabalhar é importante, pensar na equipe, não pensar em si mesmo e João entendeu isso este ano.”, completou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo