A CPI da Minas Arena/Mineirão ganhou um novo capítulo para ser tratada. Nesta sexta-feira (31), o requerimento, de autoria do Deputado Estadual Professor Cleiton (PV), atingiu o número mínimo de deputados necessários para a abertura da comissão ser possível na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A informação das assinaturas foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio.
O requerimento precisaria da assinatura de pelo menos 1/3 dos deputados estaduais, presentes na atual legislatura da ALMG. Ou seja, 26 dos 77 deputados seria o número mínimo para avançar com o documento, que foi atingido após a assinatura do Deputado Estadual Coronel Henrique (PL). Durante o período desde a mobilização para a reabertura da CPI, muitos torcedores, principalmente do Cruzeiro, registraram ‘cobranças’ e pedidos para que os deputados possam aderir à reabertura da CPI.
Como próximo passo, segundo descrito no site da ALMG, o requerimento deverá ser encaminhado ao presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), para apreciação. Caso o presidente concorde que a CPI se trata de um fato determinado para a vida pública, com necessidade de investigação, e sinalize positivamente para a abertura, a comissão será formada para início dos trabalhos, por indicação dos membros feitas pelos partidos políticos.
A CPI da Minas Arena é uma pauta antiga na casa legislativa, e foi incialmente abordada em 2019, quando o ex-Deputado Estadual Léo Portela (PL), requereu a formação da comissão para investigar possíveis irregularidade do contrato, entre a atual adminstradora do Gigante da Pampulha e o governo estadual, entretanto, não se prosseguiu. Está prevista uma audiência pública sobre o tema Mineirão, na próxima terça-feira (4), às 15h.
Confira as assinaturas já coletadas (até o momento):
- Professor Cleiton (Autor – PV)
- Ale Portela (PL)
- Coronel Sandro
- Cristiano Silveira (PT)
- Dr. Jean Freire (PT)
- Alencar da Silveira Jr. (PDT)
- João Vitor Xavier (Cidadania)
- Leleco Pimentel (PT)
- Ana Paula Siqueira (Rede)
- Andreia de Jesus (PT)
- Leninha (PT)
- Beatriz Cerqueira (PT)
- Bella Gonçalves (PSOL)
- Lohana (PV)
- Lucas Lasmar (Rede)
- Betão (PT)
- Luizinho (PT)
- Bruno Engler (PL)
- Macaé Evaristo (PT)
- Marquinho Lemos (PT)
- Caporezzo (PL)
- Celinho Sintrocel (PCdoB)
- Ricardo Campos (PT)
- Coronel Henrique (PL)
- Ulysses Gomes (PT)
- Fábio Avelar (AVANTE)
Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.