Futebol Internacional

Rodada 38 da La Liga: a corrida pelo título vai até o último dia, mas disputas vão além disso

Foto: divulgação La Liga. (Os horários da imagem respeitam o fuso espanhol +5h em relação ao de Brasília)

Os resultados dramáticos da penúltima rodada significam que a disputa pelo título vai até o último dia, com o Atlético de Madrid possuindo uma considerável vantagem de dois pontos em relação ao rival Real Madrid. A batalha contra o rebaixamento também está muito intensa, com SD Huesca, Elche CF e Real Valladolid lutando pela única vaga de sobrevivência restante e com os outros dois se juntando ao já rebaixado SD Eibar na queda para a LaLiga SmartBank.

Tendo em conta que há tantas coisas em jogo e tantos jogos que podem ter impacto nas outras equipes, haverá sete encontros da LaLiga Santander em simultâneo, às 13h (de Brasília) deste sábado (22). Na corrida pelo título, o Real Madrid recebe o Villarreal CF, que ainda tem algo pelo que jogar, uma vez que pretende garantir vaga direta na Liga Europa – em vez de entrar na nova ‘Conference League’. Enquanto isso, o Atlético de Madrid visita o Real Valladolid, que luta pelas suas vidas como uma das equipes nessa já mencionada batalha contra a despromoção.

O clube Colchonero sabe que se vencer no José Zorrilla será campeão, aconteça o que acontecer nos outros lugares. Mas, se não conseguirem os três pontos em Valladolid, o Real Madrid pode ultrapassá-los com uma vitória sobre o Submarino Amarelo. Dificilmente poderia ser mais apertado. E olha que o Atleti está acostumado a fazer as coisas da maneira mais difícil. Eles não apenas tiveram que produzir uma recuperação épica para derrotar o Osasuna por 2-1 na rodada anterior, como – retrocedendo ainda mais – nove dos dez campeonatos espanhóis que conquistaram em sua história foram decididos no último dia. O último foi em 2013/2014, quando o famoso gol de Diego Godín no Camp Nou fez história.

Números de Suarez. Foto: divulgação La Liga

Curiosamente, o Real Madrid nunca conseguiu ganhar o título ao entrar no último dia na segunda posição. Em 10 ocasiões, eles chegaram à rodada final em segundo e com possibilidades matemáticas de se tornarem campeões, em 1934, 1935, 1936, 1953, 1960, 1966, 1981, 1984, 2010 e 2016. Nesta incrível temporada de estreias, pode seja a 11ª vez de sorte para Los Blancos!

Além de esperar arremessar uma chave inglesa nos trabalhos da corrida pelo título, o Valladolid precisa de três pontos para seus próprios objetivos. Devem vencer e torcer para que os resultados nos jogos envolvendo Huesca e Elche sigam com derrota dos mandantes – ambas as equipes têm jogos em casa pela frente, com o SD Huesca a receber o Valencia CF e o Elche a receber o Athletic Club na costa leste.

O jogo do SD Eibar contra o FC Barcelona também será disputado ao mesmo tempo porque pode ter um impacto na batalha contra o rebaixamento. Embora os bascos já devam cair, uma vitória dos sobre Lionel Messi e companhia poderia impactar o destino de Huesca e Elche. Uma vitória do Eibar combinada com derrotas para Huesca e Elche deixaria as três equipes com 33 pontos; o desempate triplo seguinte faria o Elche sobreviver. Mas, um empate bidirecional em 33 pontos entre os homens de Pacheta e Fran Escribá, sem Eibar na mistura, salvaria Huesca.

É um negócio complicado e, com todos os jogos ocorrendo no mesmo horário unificado, isso só aumenta a emoção… e os nervos!

Também em jogo no horário das 13h, está o embate pelas vagas na Liga Europa e na Liga da Conferência. O quinto e o sexto lugar garantem passagem para o primeiro torneio, enquanto o sétimo lugar significa um ingresso para a nova competição europeia. Atualmente, a Real Sociedad está em quinto lugar com 59 pontos, enquanto Real Betis e Villarreal CF estão em sexto e sétimo, respectivamente, com 58 pontos cada. Isso significa que a visita da Real Sociedad ao CA Osasuna e a viagem do Real Betis pelo país para enfrentar o RC Celta valem muito, enquanto o Submarino Amarelo lutará por uma posição naquela possível decisão pelo título fora de casa, no Real Madrid.

Há três outros jogos neste fim de semana – em que não há muito em jogo. Nesta sexta-feira (21), Levante UD e Cádiz CF se enfrentam sabendo que ambos estão salvos do rebaixamento há muito tempo. Os dois treinadores vêm alternando suas escalações desde que garantiram a sobrevivência, dando oportunidades a alguns de seus jovens talentos. Algumas das estrelas do futuro podem, portanto, aparecer.

Depois, no domingo (23), o Granada CF recebe o Getafe CF em um confronto que pode marcar o fim de uma era para os dois clubes, já que grandes mudanças são esperadas no Nuevo Estadio de Los Cármenes e no Coliseu Alfonso Pérez. Sevilla FC vs D. Alavés será o último jogo de uma incrível temporada da LaLiga Santander. Quando o jogo começar, já saberemos qual time é o campeão LaLiga em 2020/2021.

Classificação La Liga

+La Liga se junta à empresa para transformar digitalmente o Futebol, de forma global, e começar nova era nos esportes

+Para aumentar receita, clubes da La Liga fazem parceria com empresas de tecnologia

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo