Futebol Internacional

Rudi Völler retorna à seleção da Alemanha como diretor de futebol

Rudi Völler, novo diretor de futebol da seleção da Alemanha
Hector Vivas/Getty Images

A relação entre Rudi Völler e a seleção da Alemanha segue intrínseca ao longo dos tempos. Após passagens marcantes como jogador e treinador, Völler retorna à Nationalmannschaft como diretor de futebol. O anúncio foi feito pela Associação Alemã de Futebol (DFB, em alemão), nesta quinta-feira (19). Völler assume o cargo deixado por Oliver Bierhoff, que saiu após a segunda eliminação seguida da seleção tetracampeã mundial na fase de grupos da Copa do Mundo. A função será exercida a partir do próximo dia 1º de fevereiro.

O retorno serve como consequência do fracasso germânico no Qatar. Logo após a saída de Bierhoff, um “conselho de notáveis” foi formado para definir quais rumos a serem tomados para novamente recolocar a Alemanha no topo do futebol europeu e mundial. Além de Rudi Völler, o tal conselho é formado por Karl-Heinz Rummenigge, Oliver Kahn, Matthias Sammer e Oliver Mintzlaff.

A carreira de Völler é destacada por sempre chegar às decisões. Pelos clubes, jogou por Kickers Offenbach, 1860 Munique, Werder Bremen, Roma, Olympique de Marseille e encerrou a carreira no Bayer Leverkusen. Pela seleção, disputou 90 partidas entre os anos de 1982 e 1994, quando conquistou o vice-campeonato mundial em 1986 e o tricampeonato em 1990. Como técnico, além da jornada por alguns clubes, como Bayer Leverkusen e Roma, foi treinador da seleção alemã entre os anos de 2000 e 2004, quando foi vice-campeão mundial em 2002, na Copa vencida pela Seleção Brasileira, que faturou pentacampeonato. Após a breve passagem na Cidade Eterna, assumiu várias funções no Leverkusen entre os anos de 2005 e 2022, como Gestor Esportivo, CEO, representante e membro da sociedade que controla a equipe. Em sua primeira entrevista na nova função, falou quais metas a serem atingidas a curto prazo.

“Depois de muitos anos no Bayer Leverkusen, estou voltando ao lugar onde pude viver momentos maravilhosos como chefe de equipe. É por isso que estou encarando minha nova tarefa com a seleção nacional com gratidão, paixão e grande motivação. Em primeiro lugar, temos que lançar as bases para uma Euro de sucesso em casa em 2024, apoiado por toda a Alemanha. Temos os jogadores para isso. Agora queremos formar uma comunidade unida a partir desses muitos jogadores, uma equipe nacional obstinada e simpática com o objetivo claro do apoio irrestrito dos torcedores para reconquistar. E, acima de tudo, quero dar ao nosso técnico Hansi Flick e sua equipe técnica ventos favoráveis.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

A próxima missão germânica é a disputa da Euro, a ser realizada em junho de 2024 na Alemanha. Com a responsabilidade de formar uma equipe que tenha potencial, mas seja forte e vencedora, com estilo de jogo desenvolvido e formado. Hansi Flick ficou em vias de ser demitido, mas recebeu oportunidade de permanecer no cargo de treinador. Flick acredita que a chegada de Rudi Völler irá ajudar bastante por causa de sua experiência no futebol, dentro e fora de campo.

“Rudi é uma constante no futebol alemão. Com o seu estilo e os seus sucessos, inspirou os torcedores como jogador, treinador e gestor. Sua experiência com a seleção e muitos anos de trabalho no Bayer Leverkusen fazem dele a pessoa certa para conduzir o elenco nas próximas tarefas. Minha equipe técnica e eu estamos ansiosos para disputar a Euro em casa no próximo ano.”

Rudi Völler com a cúpula da DFB
Divulgação/DFB

O presidente da DFB, Bernd Neuendorf, agradeceu ao conselho de notáveis formado para uma força-tarefa emergencial por todo o trabalho nas últimas semanas, além de indicar e aprovar o nome de Rudi Völler para gerir o futebol na seleção da Alemanha e se diz tranquilo nos próximos 20 meses.

“Gostaria de agradecer aos membros da força-tarefa por seu comprometimento e bons conselhos. Encontramos em Rudi Völler a pessoa ideal para os próximos 20 meses. Rudi Völler é um dos maiores jogadores de futebol da Alemanha. Estou muito feliz em trabalhar juntos e ansioso com otimismo para a Euro 2024”.

Quem também falou sobre a chegada de Völler foi o vice-presidente da DFB. Hans-Joachim Watzke afirmou que a trajetória de total proximidade e conhecimento do futebol alemão colocam o novo diretor de futebol como a solução perfeita para ditar os próximos rumos da equipe.

“Estou muito feliz que Rudi Völler esteja pronto para assumir essa tarefa desafiadora. Devido ao seu currículo, seus sucessos notáveis e seu perfil de personalidade, ele é a solução ideal para a Associação Alemã de Futebol.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo