Santos

Com marca negativa, setor defensivo é preocupação no Santos de Ariel Holan

Foto: Reprodução / Santos FC

“Peixe que dorme a onda leva”. O ditado original é protagonizado por outra espécie, mas serve para ilustrar o momento defensivo da equipe de Ariel Holan. Há oito jogos, o Santos não termina os 90 minutos sem sofrer pelo menos um gol. Desde a vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, em fevereiro, o Alvinegro praiano venceu duas vezes, empatou quatro e perdeu duas. O saldo de gols, no entanto, é negativo. O clube marcou apenas nove vezes, enquanto sofreu 13 gols.

Pelo Campeonato Brasileiro de 2020, que se arrastou até 2021 por conta da pandemia, o Santos enfrentou o Fluminense na Vila Belmiro, onde empatou por 1 a 1, e o Bahia na Arena Fonte Nova, quando foi derrotado por 2 a 0.

Na estreia pelo Paulistão 2021, diante do Santo André, empatou por 2 a 2 como visitante. Na rodada seguinte voltou a empatar contra a Ferroviária, 1 a 1 em casa. No primeiro jogo sob comando do técnico argentino Ariel Holan, sofreu a goleada de 4 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi. E no último jogo antes da nova paralisação do campeonato, derrotou o Ituano na Vila Belmiro, 2 a 1.

Já na Pré-Libertadores, venceu o Deportivo Lara na Vila Belmiro, por 2 a 1 e empatou por 1 a 1 em Caracas (Venezuela). Os resultados classificaram a equipe para a fase 3 da principal copa sul-americana.

Entre as preocupações defensivas no Santos está a bola aérea, que tem incomodado o clube em partidas importantes. Gols contra Bahia, Santo André, São Paulo e Deportivo Lara saíram neste tipo de jogada.

Vale destacar que o Peixe perdeu nomes importantes desde a final da Libertadores 2020, como o zagueiro Lucas Veríssimo (Benfica – Portugal) e o meia Diego Pituca (Kashima Antlers – Japão).

Mudanças nos 11 iniciais

Nos últimos oito jogos, o Santos usou sete combinações diferentes entre zagueiros e laterais. Luan Peres (5), Felipe Jonatan (5) e Kaiky (4) foram os que mais apareceram no rodízio. No gol, João Paulo (4), John (2) e Vladimir (2) também revesaram entre as partidas. Confira:

Santos x Fluminense – João Paulo, Pará, Luiz Felipe, Luan Peres, Felipe Jonatan
Bahia x Santos – João Paulo, Fernando, Luiz Felipe, Alex, Wagner Leonardo
Santo André x Santos – Vladimir, Sandro, Kaiky, Alex, Wagner Leonardo
Santos x Ferroviária – Vladimir, Vinicius Balieiro, Alex, Sabino, Wagner Leonardo
São Paulo x Santos – John, Sandro, Luiz Felipe, Luan Peres, Felipe Jonatan
Santos x Deportivo Lara – João Paulo, Vinicius Balieiro, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan
Santos x Ituano – John, Vinicius Balieiro, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan
Deportivo Lara x Santos – João Paulo, Pará, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan

Quer saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo