São Paulo

#SPFC91: ‘Dentre os grandes, és o primeiro’ como sina e definição

#SPFC91: 'Dentre os grandes, és o primeiro' como sina e definição
Reprodução/saopaulofc.net

Além de ser um marco para o município de São Paulo, o dia 25 de janeiro também é histórico para um dos times mais populares da cidade: o São Paulo Futebol Clube. Há 91 anos, mais especificamente em 25 de janeiro de 1930, nascia uma agremiação que, mais tarde, se tornaria uma das principais referências dentro e fora de campo Brasil afora.

Além de ser o único clube brasileiro a conquistar a América e o planeta em três oportunidades, o São Paulo também é dono de alguns feitos inéditos, como o tricampeonato consecutivo do Brasileirão nas temporadas de 2006, 2007 e 2008. Um ano antes da série, o tricolor também venceu praticamente tudo o que disputou, como Campeonato Paulista, Libertadores da América e Mundial de Clubes.

Contudo, se enganam aqueles que pensam que a história do São Paulo Futebol Clube foi marcada apenas por glórias e triunfos. Em 1935, cinco após sua inauguração oficial, a instituição passou por um processo de refundação. Isso ficou a cargo de alguns ‘desarranjos políticos internos’, termos utilizados à época, mas ainda assim é preciso ressaltar que a oficialização da fundação do clube é datada de 1930.

Mais precisamente, o que houve naquele momento foi um recomeço. Do zero, o clube se ergueu sob os pilares de batalhas, lutas e triunfos. Jogadores, sócios e dirigentes se uniram em prol do ressurgimento de um clube que, mais tarde, seria protagonista nacional e mundialmente.

De São Paulo tens o nome

Foi vestindo as cores branca, preta e vermelha que alguns nomes e lances históricos ficaram marcados para sempre na história do futebol. O ex-goleiro Caxambu, por exemplo, inventou a ponte. Müller, Raí e Telê Santana eternizaram momentos, dribles e comemorações no Japão. Costacurta que o diga.

Mais recentemente, Rogério Ceni, com 131 bolas na rede, assumiu o protagonismo com a camisa do São Paulo e se tornou o maior goleiro-artilheiro do mundo. Seu centésimo gol, aliás, aconteceu diante de um dos maiores rivais da história da instituição: o Sport Club Corinthians Paulista.

História e títulos não faltam para celebrar os 91 anos de trajetória de um dos times mais aclamados do país: 21 vezes campeão paulista, bicampeão da Recopa Sul-Americana e campeão da Copa Sul-Americana. Prazer, São Paulo Futebol Clube!

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo