e-Sports

Valorant: Stars Horizon e Griffos E-Sports vencem e seguem vivas no VCT Game Changers

Foto: Reprodução/Riot Games.

Jaguares Gaming e Cruzeiro Esports estão eliminadas da competição

Na tarde deste sábado (12) aconteceram os jogos da repescagem do VCT Game Changers, campeonato feminino oficial da Riot Games. A Stars Horizon venceu a Jaguares Gaming por 2 a 0, em uma partida muito disputada nos dois mapas, enquanto a Griffos E-Sports venceu o Cruzeiro Esports, também por 2 a 0, e se garantiu, junto com a SH, na próxima fase da competição.

O primeiro compromisso da tarde do VCT Game Changers foi a partida entre Stars Horizon e Jaguares Gaming, ambas as equipes perderam no primeiro dia da competição. O primeiro mapa foi escolha da Stars Horizon, o time que estava perdendo na primeira metade do mapa, no lado da defesa, acabou conseguindo a virada na mudança de lados. Esta partida entre Stars Horizon e Jaguares Gaming precisou do overtime para ser decidida. O mapa seguinte, Ascent, foi escolha da JGG, a equipe começou perdendo, mas não demorou para se recuperar, conseguindo empatar o jogo mais de uma vez, ainda assim, no fim da partida a SH conseguiu realizar boas entradas, enquanto a JGG não foi tão efetiva em garantir os retakes.

No segundo confronto da tarde, Cruzeiro Esports e Griffos E-Sports se enfrentaram após perder ontem (11) para B4 Angels e Havan Liberty, respectivamente. O primeiro mapa, Icebox, foi um pouco mais desequilibrado do que o esperado, com a GRF abrindo uma vantagem de 9 a 3 ainda na primeira metade. Foi só na segunda etapa do jogo, já nos rounds de Map Point, que o Cruzeiro conseguiu aplicar a primeira sequência da partida, mas não conseguiu reverter a ampla desvantagem. Em Haven, a história foi completamente diferente, com a CRZ abrindo boa vantagem na primeira metade da partida. Na segunda metade, porém, a Griffos reverteu uma vantagem de 5 pontos e confirmou sua vaga na próxima semana do VCT Game Changers.

Confira um pouco mais do que rolou nas partidas do VCT Game Changers:

Stars Horizon (2) x (0) Jaguares Gaming

Icebox (SH 14 x 12 JG): O primeiro mapa, Icebox, foi selecionado pela Stars Horizon que estava na defesa, mas o primeiro ponto foi da equipe adversária, a Jaguares Gaming, que entrou pelo spike side B para realizar o plant, a SH até tentou o retake e conseguiu realizar o defuse pela metade, mas a JGG levou a melhor, a Gabi (Jett) impediu a continuação do desarme.

Mesmo fazendo um ponto ainda no começo da partida a Stars Horizon não parecia ter feito uma boa escolha de mapa, a Jaguares Gaming abriu uma grande vantagem no placar, conseguindo abrir cinco pontos de diferença. O segundo ponto da SH veio após a Jaguares Gaming fazer a entrada pelo spike side A para tentar o plant, mas a SH conseguiu defender esse lado do mapa e eliminar todas as jogadoras da equipe adversária.

A SH voltou a pontuar na primeira metade do jogo, mas a partida terminou em vantagem para JGG que conseguiu realizar plants e abates precisos em Icebox. A Stars Horizon terminou a primeira metade perdendo de 8 a 4.

Na troca de lados, a SH conseguiu reagir no jogo e marcar o ponto do round pistol, a equipe tentou realizar a entrada pelo lado B, mas acabou encontrando a equipe adversária, sendo assim, elas rotacionaram rapidamente para o ponto oposto, achando o lugar livre para o plant. O ponto seguinte também foi da SH, que se aproximou da JGG. O empate aconteceu depois que a SH fez uma entrada lenta pelo ponto B, o time conseguiu conquistar o spike side e eliminar o lado defensor, “nzh” (Killjoy) até tentou guardar o armamento, mas a “mindle” (Jett) encontrou a adversária e a eliminou. A virada veio na rodada seguinte, com três kills da “BEAR” (Sova).

A Jagurares Gaming voltou a encaixar pontos, empatando o jogo em 11 a 11, o time fez o 12º ponto e teve a chance de levar o mapa, mas a SH conseguiu mais um empate, levando o jogo ao overtime. A partida terminou com o ataque da Stars Horizon indo para o spike side B e realizando o plant, as equipes ficaram num confronto 3×3, a “gabi” tentou realizar o defuse mais foi eliminada, deixando a vitória para a Stars Horizon.

Ascent (SH 14 x 12 JG): A Stars Horizon abriu o placar em Ascent, a Jaguares Gaming realizou o plant no spike side A, mas a SH garantiu o retake. O confronto estava num 3×2 para a SH e “Moonnnn” (Killjoy) realizou os dois abates restantes. A rodada seguinte também foi da SH e com o auxílio novamente da “Moonnnn” que não permitiu a entrada da equipe adversária para o ponto A, além de realizar quatro kills.

O primeiro ponto da Jaguares foi logo no início do jogo, a JGG plantou no lado A e conseguiu impedir o retake da equipe inimiga. Mas o time não repetiu o feito, deixando a SH pontuar novamente e assim sucessivamente, depois do quinto ponto da SH, foi a vez novamente da JGG marcar, a equipe fez a entrada pelo ponto B e conseguiu realizar bons abates, com a “gabi” fechando o round com a última morte. Após essa jogada, a JGG foi atrás do empate, marcando o 5 a 5, com três kills para a “Badgal” (Sova) e o ponto da virada foi para a JGG. Ainda assim, a primeira metade terminou empatado.

Na virada de lado, foi a vez da Jaguares Gaming marcar no round pistol, a SH ficou somente com a “mindle” (Raze) contra três jogadoras da JGG, ela tentou levar a spike para o ponto A, mas a torreta da Killjoy denunciou.

Esta segunda parte do jogo foi apertada, ponto a ponto os times ficaram empatados, até que o 11º foi marcado no placar pela SH. O time conseguiu garantir o ponto seguinte depois de “Moonnnn” (Killjoy) com dois de vida, conseguir finalizar a “Larischz” (Killjoy) e levar a equipe ao match point. O último ponto no placar veio com a entrada da SH pelo spike side A, a equipe estava completa, enquanto o time adversário estava com menos dois, num confronto no jardim da A, a SH acabou levando  vantagem e fechando o jogo em 13 a 10.

Cruzeiro Esports (0) x (2) Griffos E-Sports

Icebox (CRZ 5 x 13 GRF): O início da partida começou melhor para a equipe da Griffos, que levou os dois primeiros rounds, mas no primeiro armado, viu o Cruzeiro marcar seu primeiro ponto. Após o primeiro round levado pelo CRZ, a GRF marcou mais três vezes, quase sempre com o ataque cruzeirense forçando as entradas no Ponto A de Icebox.

No meio da primeira metade, foi possível perceber que a Griffos de Covinhas e Lunna estava levando vantagem na trocação com diversos clutchs ao longo da partida. Round após round a GRF foi aumentando sua vantagem, perdendo apenas o último round para o Cruzeiro depois de uma jogada incrível da “Bizerra”. Na troca de lados, o placar marcava 9 a 3 para a Griffos E-Sports.

O Round Pistol após a troca foi muito movimentado, com a Spike indo ao chão no ponto B antes mesmo do primeiro abate acontecer, garantindo um after-plant eletrizante. O segundo round trouxe um forçado da equipe da CRZ já que as adversárias já estavam no décimo ponto, mas a GRF acabou dando um prejuízo enorme na economia cruzeirense, com um round rápido eliminando todas as jogadoras adversárias sofrendo apenas um abate. O décimo segundo ponto da Griffos veio com um avanço no Ponto B onde a equipe eliminou todas as jogadoras do Cruzeiro.

Foi só no Map Point que o time gaúcho resolveu jogar um pouco mais devagar, e conseguiu retomar o Ponto A depois da Spike ir ao solo, somando seu 4º ponto contra 12 da Griffos. Mesmo com o round impressionante de Lunna, que levou 3 jogadoras, o CRZ frustrou mais uma vez o Map Point da Griffos, deixando a vitória do mapa para a próxima rodada com o placar de 13 a 5.

Haven (CRZ 12 x 14 GRF): O início do mapa parecia que seria mais uma partida com superioridade da Griffos, mas após a equipe marcar os dois primeiros pontos, viu o Cruzeiro engatar em uma sequência de vários rounds em sequência. Lezinha, Bubu e Bizerra voltaram para o segundo mapa da série com a mira muito mais calibrada, e foram responsáveis pela vantagem numérica em vários rounds. Foi só no final da primeira metade que a Griffos começou a encaixar as jogadas de ataque com efetividade, mas sempre em rounds muito disputados. Na troca de lados, o placar marcava 7 a 5.

Ainda mostrando sinais de recuperação, a Griffos levou o Pistol com um bom retake no Ponto A, mas logo no econômico se reencontrou com a derrota e viu o CRZ engatar outra sequência que abriu ainda mais a vantagem entre as duas equipes. Foi só depois do décimo primeiro ponto do Cruzeiro que a Griffos marcou seu sétimo, e engatou uma sequência incrível que trouxe a virada. Vale a pena o destaque para a ótima partida de Mands e Peixinho, da Griffos, que influenciaram diretamente nessa retomada história da equipe. Na hora de confirmar o Match Point, o Cruzeiro conseguiu um bom ponto numa entrada pelo ponto A e levou o jogo para o Overtime. No primeiro round do Overtime, a GRF pontuou com o plant no Ponto B e se colocou na frente do placar. O Match Point veio logo no ponto seguinte, com um belo retake no Ponto C, confirmando a permanência da Griffos E-Sports no VCT Game Changers

As equipes vencedoras se mantêm na competição e jogam na semana que vem contra os perdedores dos jogos de amanhã da chave superior. As transmissões do VCT Game Changers acontecem pelos canais oficiais do Valorant na Twitch, no YouTube e na Nimo Tv, a partir das 17h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo