Fluminense

TJD-RJ indefere pedido e Fluminense poderá receber troféu da Taça Guanabara caso seja campeão

FOTO: DIVULGAÇÃO/VOLTA REDONDA

O pedido da Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi indeferido, e o Fluminense vai poder erguer o troféu da Taça Guanabara se vencer o Resende neste sábado. Na última quinta-feira, o procurador do TJD-RJ, André Valentim, denunciou o Tricolor pelo caso de racismo contra Gabigol, do Flamengo. No entanto, a presidente do TJD-RJ, Dra. Renata Mansur, indeferiu o pedido e permitiu que o troféu seja levado ao jogo das 16h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca.

O procurador André Valentim tinha enquadrado o Fluminense no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. O artigo prevê como pena multa de R$ 100 a R$ 1 mil para o clube até mesmo perda de três pontos. Como o pedido não foi aceito, a Taça GB terá fim neste sábado.

– A pena é incerta e futura. Portanto, não pode esta presidência prever a pena ou antever a culpabilidade da entidade desportiva, apta a ensejar a cassação preliminar de um título que sequer ocorreu. De outro modo, caso venha o clube a ser condenado, na penalidade máxima do artigo 243-G; em tese, perderia três pontos e seu título (se conquistado) poderia ser cassado, por óbvio. Por outro lado, o evento esportivo é irreversível. Retirar dos torcedores a possibilidade de ver seu time vencer e vibrar na festa pela qual pagaram sem assistir o recebimento da taça, em nome de uma condenação disciplinar futura “em tese”, seria retirar o brilhantismo e a euforia do campeonato – escreveu Renata.

+ Fluminense nunca venceu o Olimpia, adversário da próxima fase da Libertadores

O Fluminense está na liderança da competição, com 24 pontos, quatro a mais que o Flamengo, segundo colocado. Caso vença o Resende, o Flu não poderá ser mais alcançado faltando uma rodada para o fim da Taça Guanabara.

O tricolor das Laranjeiras levantou a Taça Guanabara em dez ocasiões. Em 2012, ano da penúltima conquista, o Fluminense também foi o campeão estadual. Todos os títulos: 1966 – 1969 – 1971 – 1975 – 1983 – 1985 – 1991 – 1993 – 2012 – 2017.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo