Z - Agência ENM

Tour de France abre série de provas de 2024 em Cunha (SP) com chegadas apertadas

Tour em Cunha (Foto: Caio Souza | On Board)

Mais de 1.000 ciclistas amadores enfrentaram os desafios das montanhas e curvas características da região

O L’Étape Brasil by Tour de France marcou o início da temporada de competições de 2024, com um emocionante evento realizado em Cunha (SP) neste domingo (7).

Mais de 1.000 ciclistas amadores enfrentaram os desafios das montanhas e curvas características da região, que faz divisa com o Rio de Janeiro, em dois percursos distintos: um de 110 quilômetros e outro de 59 quilômetros.

A largada da prova mais longa ocorreu às 7 horas, com temperaturas amenas, enquanto a do percurso mais curto foi às 8 horas. Ao longo do dia, os participantes enfrentaram o calor do início de abril, que alcançou 25 graus pela manhã.

O percurso, que remete às origens do Tour de France no Brasil, é considerado um dos mais desafiadores do calendário de estrada do país, com altimetria de 2.870 metros na distância maior.

A chegada foi na subida da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, um dos pontos turísticos de Cunha (SP). Bandeirinhas pretas e amarelas, representando as cores do L’Étape Brasil, enfeitaram os metros finais da prova, com decoração feita por crianças e adolescentes das escolas locais, transmitindo mensagens de apoio aos ciclistas.

Os vencedores do percurso de 110 quilômetros foram Bruno Lemes (São José Ciclismo) e Patricia Mendes Franco (Visual Bike), enquanto na prova curta de 59 quilômetros, os ganhadores foram Márcio Bigai (Famiglia) e Carolina Weber (Dellas Cycling), que chegou de mãos dadas com a companheira de equipe Ana Luiza Real.

”Na última subida, eu senti as pernas boas! Então resolvi atacar logo no começo, vi que o Caio veio na minha roda, esperei ele atacar”.

”Então na última curva ele atacou no momento que eu queria e faltando 50 metros, eu consegui ir pela direita, atacar por cima e sair com a vitória geral! Passar em uma subida é algo diferente. É difícil, mas os atletas estão muito em alto nível! Este ano, eu acho que foi a etapa mais forte de atletas”, contou Bruno Lemes.

A competição foi marcada pelo equilíbrio e pela emoção até o final, proporcionando momentos emocionantes para os espectadores.

”São 10 anos de evento no país com alto nível de excelência. Esse mesmo padrão vamos ver em junho no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão no mês de setembro”, disse Fábio Bodra, diretor do L’Étape Brasil. 

O sucesso do evento em Cunha reforça a sua tradição como sede do L’Étape Brasil desde 2015, com a confirmação da prova para o próximo ano já anunciada.

A cidade, conhecida como a capital nacional da cerâmica, continuará a abrir a temporada do evento, desta vez em 30 de março de 2025.

”Ficou perfeito mais uma vez o L’Étape em Cunha. Nós colocamos mais de mil pessoas e com a energia sempre muito positiva. Para nós, é uma satisfação, uma gratidão muito grande receber esse evento”, contou o prefeito Zé Eder.

As inscrições já estão abertas, e a expectativa é de mais uma edição emocionante.

Tour em Cunha (Foto: Caio Souza | On Board)
Tour em Cunha (Foto: Caio Souza | On Board)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo