Z - Futebol Agência ENM

Trabalho, humildade e diálogo: saiba como Daniel ‘conquistou’ o Guarani

Trabalho, humildade e diálogo: saiba como Daniel 'conquistou' o Guarani

O nome de Daniel Paulista é citado aos quatro cantos da comunidade do Guarani durante fase de ascensão na Série B do Campeonato Brasileiro.

Oficializado pelo Conselho de Administração em 23 de maio, treinador fechou com o Bugre sob desconfiança da torcida para substituir Allan Aal, atualmente no CRB, e com missão de trazer um novo conceito de futebol.

+ Daniel Paulista evita elogios individuais no Guarani: ‘Dedicação é de todos’

Abaixo, o Esporte News Mundo traz alguns detalhes de bastidor apurados sobre como o técnico mudou ambiente do Alviverde e ‘conquistou’ todos ao seu redor.

• TRABALHO:

Daniel Paulista desembarcou no Brinco de Ouro da Princesa com sede de dar a ‘volta por cima’ na carreira depois de ter sido demitido do Confiança no intervalo de 15 dias antes de aceitar o desafio.

Logo no primeiro contato com elenco, minutos depois de ter sido apresentado à imprensa, ex-volante garantiu que chegou a Campinas focado em somar aos potencial dos atletas e com pensamento exclusivo de vencer.

Acompanhado de Michel Alves, superintendente executivo de futebol, e outros funcionários, profissional não poupou elogios à qualidade do plantel, reiterou potencial das peças à disposição e bateu na tecla de ‘formar um grupo só’, sem nenhum tipo de distinção entre comissão técnica e jogadores, abraçando todos.

Após discurso enfático e contundente nos vestiários, plantel do Bugre se dirigiu ao Centro de Treinamento, onde Daniel, após aquecimento, comandou atividade reduzida mais leve.

A partir dali, deu-se início ao que o bugrino tem prazer de assistir pela televisão: um futebol ofensivo, de qualidade, maduro e envolvente, especialmente nas cinco primeiras rodadas, com 13 pontos somados em 15 possíveis.

Nos bastidores, muito se fala que Daniel é workaholic, isto é, viciado em trabalhar, assistir jogos e estudar tática. Resumidamente, respira futebol quase que 24 horas por dia.

Logo na chegada, ele também falou sobre a importância do Dérbi Campineiro, vencido menos de um mês depois por 1 a 0, e colocou o título da Série B como primeiro ponto importante, com o acesso em segundo lugar e o clássico entre os dois feitos.

• HUMILDADE:

Aos 39 anos, Daniel Paulista, aposentado há pouco tempo da função de atleta, tem a humildade como marca registrada durante estada em Campinas.

Entusiasta das categorias de base, onde teve sonho de atuar enquanto adolescente, técnico se mostra aberto a ouvir novas ideias, sugestões e conselhos, algo que alguns dos antecessores não apresentaram.

Centrado, profissional goza de alto prestígio, não só pelos resultados em campo, de Ricardo Miguel Moisés, presidente do Conselho de Administração, e Michel Alves, superintendente executivo de futebol, além de todos os funcionários e membros da comissão técnica.

• DIÁLOGO:

Paulista tem se mostrado um comandante de diálogo simples, objetivo e sem conceitos difíceis. Segundo pessoas que acompanham o trabalho de perto, ‘Daniel fala a língua dos jogadores e sem inventar’.

Entre teoria e prática, sempre pede para ser aplicado em campo tudo aquilo que foi ensaiado e corrigido nos trabalhos diários, mantendo, assim, um processo de evolução.

De fala fácil, Paulista é pautado pelo equilíbrio e raramente perde controle emocional. O ponto de maior irritação, em quase dois meses no Brinco de Ouro da Princesa, foi no intervalo do jogo contra o Cruzeiro, quando Guarani sofreu três gols na bola aérea, em lances trabalhados em Belo Horizonte, no CT do América-MG.

Classificado como ‘gente fina’ e ‘exigente’, técnico também é muito comunicativo ao longo dos 90 minutos. Nos dois primeiros gols marcados contra o Confiança, por exemplo, comandante passa orientações para Davó e Régis nas puxadas de contra-ataques com berros de ‘Vai pro gol, vai você!’ e ‘Vai, Régis, acompanha!’ – veja mais no vídeo abaixo.

TABELA

Embalado e no melhor momento da temporada, Guarani ocupa, momentaneamente, a terceira colocação com 22 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro.

Dentro do G4, Bugre faz confronto direto com o Sampaio Corrêa, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, nesta terça-feira, 20 de julho, a partir das 19h, na abertura da 13ª rodada.

A campanha parcial de Daniel Paulista no Alviverde tem seis triunfos, quatro igualdades, dois reveses, 22 gols marcados, 14 gols sofridos e aproveitamento total de 61,1%.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo