América-MG

Conheça o Treze-PB, adversário do América-MG na primeira fase da Copa do Brasil

Treze-PB x América-MG Copa do Brasil
Cassiano Cavalcanti/Treze FC

Há três dias para a estreia do América-MG na Copa do Brasil, muitos desconhecem o Treze-PB o primeiro adversário do alviverde na competição. A partida pelo mata-mata nacional acontece na próxima quinta-feira (18), às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, interior da Paraíba.  Os americanos viajam nesta segunda (15) até o estado da Paraíba para buscar a vitória ou um empate e avançar no torneio nacional.

O Treze Futebol Clube é um time tradicional da cidade de Campina Grande, Paraíba, carinhosamente chamado pelos seus torcedores de “Galo da Borborema”, suas camisas carregam as cores preto e branco.

O clube foi fundado em 1925, em uma reunião de treze amigos liderada por Antônio Fernandes Bióca, introdutor do futebol na cidade, no dia 7 de setembro daquele ano. O nome da equipe foi definido meses depois no dia 20 de outubro, em uma homenagem ao número de fundadores. Além de ser um clube de futebol, atualmente, o Treze Futebol Clube atua também em outros esportes, como vôlei, basquete e futebol americano.

A primeira partida oficial da equipe profissional foi diante do Palmeiras, no dia 1º de maio de 1926, durante o duelo o primeiro gol foi marcado por um dos fundadores do Treze, Plácido Veras, mais conhecido como Guiné.  A partir dos anos 2000, o Treze-PB começou a ter mais destaque no futebol de seu estado, e conquistou o Campeonato Paraibano por sete vezes (2000, 2001, 2005, 2006, 2010, 2011 e 2020), sendo o maior campeão estadual do período.

Apesar da vitória no estadual do ano passado, o alvinegro paraibano viveu maus momentos na última edição da Série C do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado para a Quarta Divisão. Na competição somou quatro vitórias, sete empates e sete derrotas em 18 jogos.

Copa do Brasil

O Treze já disputou a Copa Brasil 12 vezes. No ano de 1999, foi a primeira equipe da paraíba a passar da primeira fase do torneio nacional após derrotar o Santa Cruz, em Recife. Mas segunda fase, foi eliminado pelo Corinthians. O feito foi repetido em 2014, passou pelo Tombense, de Minas Gerais, porém caiu no jogo seguinte diante do Vasco.

A melhor campanha do Galo da Borborema na competição foi em 2005. O alvinegro paraibano foi às quartas de final da Copa do Brasil, após eliminar Ulbra, São Caetano e Curitiba. Contudo, foi eliminada nos pênaltis pelo Fluminense, em um duelo marcado por polêmicas. Na época a imprensa e os torcedores da equipe alegaram que o goleiro do Tricolor das Laranjeiras estava adiantado em todas as cobranças do Treze.

Para a temporada 2021, o Galo da Borborema aposta em um velho conhecido do mundo do futebol, Marcelinho Paraíba. O ex-meia que antes defendia a camisa do alvinegro paraibano se aposentou e a convite da diretoria assumiu o cargo de técnico para a temporada atual. Além dele a equipe contratou o atacante Erivan, que atuou na categoria de base América –RN.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo