Santos
Troca de técnicos, perda de titulares, imbróglios na Justiça…O que aconteceu no Santos após o 4 a 0 no Fla
— Continua depois da publicidade —
Depois de quase nove meses, o Santos reencontra o Flamengo, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O último confronto entre as equipes ficou marcado com boa atuação e goleada dos comandados do ex-técnico Jorge Sampaoli diante do atual campeão da competição nacional, no mesmo local.
Porém, de lá pra cá, o Santos passou por situações adversas. Troca de comando técnico duas vezes, problemas na Justiça, dívidas e perda de quatro jogadores titulares. O desempenho dentro de campo também deixou a desejar. O Esporte News Mundo relembra:
Jorge Sampaoli, Jesualdo Ferreira e Cuca:
Um dia após o massacre na Vila, Sampaoli se reuniu com o presidente José Carlos Peres e pediu um investimento de R$ 100 milhões para 2020. O mandatário santista recusou. Na mesma semana, o treinador argentino pediu a rescisão. Atualmente, ele comanda o Atlético Mineiro.
Sem tempo para lamentar, o Santos se lançou ao mercado. A ideia do superintendente de futebol William Thomas era de outro treinador estrangeiro, que gostava de projetar jogadores promissores ao profissional. Jesualdo Ferreira foi o escolhido. Embora valorizado por Peres, o português não conseguiu manter o nível de atuação de 2019. O técnico de 74 anos foi demitido há quase um mês, com 15 jogos, seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Dois dias antes de iniciar o Brasileirão, Cuca assumiu o comando. Até o momento são cinco jogos, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. O Peixe é o sexto colocado do torneio nacional.
Perda de titulares e imbróglios na Justiça
Everson, Gustavo Henrique, Jorge, Victor Ferraz e Eduardo Sasha. Estes jogadores eram titulares no esquema de Sampaoli, em 2019.
Neste ano, Gustavo Henrique se transferiu de graça para o Flamengo, Jorge voltou de empréstimo ao Mônaco-FRA e Ferraz foi jogar no Grêmio. Everson e Sasha entraram na Justiça contra o clube cobrando salários atrasados, mas só o atacante se transferiu ao Atlético-MG. O goleiro perdeu a ação, se arrependeu, pediu para retornar e virou o quarto goleiro.
Vale ressaltar que Vanderlei era adorado pela torcida santista e também foi defender o Grêmio. Mesmo perdendo a posição para Everson na temporada passada, o goleiro ainda seria uma boa opção para este ano.
Punição na FIFA
O Santos foi punido pela FIFA, em março. Após ficar três anos sem conseguir realizar o pagamento dos direitos econômicos de Cléber Reis ao Hamburgo-ALE, o Peixe não pôde mais registrar jogadores. Desde então, Peres se esforça para conseguir um acordo, mas os alemães fazem jogo duro. Na última terça, a diretoria santista recebeu outro “não”, como publicou o ENM.
Perda de William Thomas
O Santos perdeu seu “melhor reforço de 2019”, segundo alguns dirigentes do clube. William Thomas era responsável por alinhar o futebol da base com o profissional, reformas no CT Rei Pelé, renovações e negociação de reforços. Sampaoli, por exemplo, só tinha confiança nos projetos do superintendente de futebol.
William deixou o comando, pois não concordou da maneira em que Jesualdo e sua comissão técnica foram comunicados da decisão. Sem Peres, ele foi o responsável por avisar o comandante português da decisão da diretoria.
Novamente, o Santos não tem tempo para lamentar pelos erros do passado e foca nas três competições restantes (Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil) para voltar a vencer títulos, que não vêm desde 2016.
Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.