Botafogo

Um mês de Luís Castro: o que mudou no Botafogo após a chegada do português

Foto: Botafogo/Vitor Silva
Foto: Botafogo/Vitor Silva

Luís Castro completa, nesta sexta-feira (29), um mês de trabalho no comando do Botafogo. O português é um técnico que cobra muita intensidade dos atletas nos treinos e nos jogos, gosta de jogar com a bola e propor o jogo. Somando essas questões com o fato de ter chegado com o rótulo de campeão no Catar, o torcedor do Botafogo se animou.

Neste curto período do português a frente da equipe, podemos concluir que o time ainda está longe de apresentar o futebol que a torcida espera, o que é natural, visto que o tempo de trabalho é curto. Mas se formos avaliar o que já assistimos e os tópicos citados abaixo, concluímos que há grande margem para evolução.

Variação da formação tática

O Botafogo é um time que varia sua formação o jogo inteiro, em certos momentos os jogadores se portam em um 4-2-3-1, em outros no 4-4-2, mudam para o 4-3-3, entre outras variações táticas. Isso já era uma característica do Al-Duhail, time que Luís treinava no Catar. O que mais impressiona nessa questão é a velocidade com que os jogadores tem feito isso, e com tão pouco tempo de treino vem conseguindo botar em prática essas ideias de jogo, que requerem muito tempo de prática para serem bem executadas.

Fidelidade ao desenho de jogo

Um exemplo dessa questão é o lateral Saravia, que tem como característica subir muito ao ataque, mas como o time é fiel ao desenho, sempre que Saravia sobe para atacar, algum volante ocupa seu espaço na defesa, fazendo com que o time nunca perca o seu padrão tático, a não ser que a formação mude. Outra grande vantagem disso, é que os jogadores sempre sabem aonde os companheiros estarão posicionados.

+ Torcida do Botafogo esgota ingressos para o confronto contra o Juventude

Gestão de elenco

Logo quando chegou, um dos pedidos de Castro a diretoria foi que o Botafogo montasse um elenco enxuto, com 33 jogadores, justamente para que cada posição tenha um titular e um reserva, mas que esse status não seja definitivo entre os atletas, fazendo com que a concorrência pela vaga seja constante. Exemplos disso são a variação da escalação a cada jogo e a escolha por Diego Loureiro na última partida, mesmo tendo Gatito como opção no banco.

Intensidade nos treinos

A intensidade nos treinos é algo que os jogadores tem destacado, Luís concede treinos muito puxados em relação a parte física dos atletas, cobrando sempre o máximo de cada um.

– “Eu chego em casa e capoto, vou direto dormir (risos). Te juro, eu nunca tinha chegado tão cansado assim. Tem sido muito bom para todo grupo.” – Afirmou Erison, em entrevista ao Globoesporte.

Os números de Luís Castro no Botafogo

Vitórias – 2

Empates – 1

Derrotas – 1

Gols Marcados – 8

Gols sofridos – 5

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Vale lembrar que o time também venceu um jogo-treino contra o Volta Redonda e, no jogo contra o Corinthians, única derrota da equipe, Luís não estava a beira do campo porquê ainda não tinha seu visto de trabalho brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo