Sob chuva intensa, o Guarani alcançou vitória heroica em cima do Avaí, nesta terça-feira à noite, pelo placar de 1 a 0, no Estádio da Ressacada, em duelo válido pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol do triunfo do Bugre foi marcado pelo atacante Allan Victor, aos 50 minutos do segundo tempo, poucos segundos antes do apito final.
+ Deco projeta campanha do Guarani no Paulista Sub-20: ‘Objetivo é manter assim’
Com atuação defensiva consistente em Florianópolis, Bugre salta a 29 pontos e reassume posição no G4, provisoriamente na terceira colocação.
Leão da Ilha, por sua vez, estaciona em 27 tentos e desperdiça oportunidade de assumir uma das quatro vagas no pelotão de frente.
O JOGO:
Visitante indigesto na maior parte da Série B do Campeonato Brasileiro, Guarani apresentou cartão de visitas ao Avaí logo com 28 segundos, em finalização de Bruno Sávio de longa distância.
Embora estivesse logo do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Bugre não sentiu o peso de entrar em território inimigo e conseguiu ter ligeira vantagem.
No decorrer do primeiro tempo, catarinenses e paulistas, contudo, não apresentaram um jogo aberto e com chances lá e cá. Pelo contrário.
Com gramado pesado em virtude da chuva que caiu em Florianópolis, o que dificultou a troca de passes e as saídas em velocidade, partida foi pautada pelo equilíbrio e muita disputada de bola, incluindo alto número de faltas – foram 19 antes do intervalo.
Apesar de sete finalizações e inferioridade na posse de bola, clube campineiro viu Andrigo não conseguir ditar o ritmo de jogo na armação, haja vista estar bem marcado e apagado na transição com rapidez.
As duas melhores oportunidades do Guarani no primeiro tempo contra o Avaí tiveram origem pelo alto.
Em cobranças de escanteio de Andrigo, Alviverde chegou com perigo nas finalizações dos zagueiros Ronaldo Alves e Thales, dono da melhor chance na Ressacada, tirando tinta da trave de Glédson.
Sólido defensivamente, time dirigido por Daniel Paulista pouco foi ameaçado pelo Leão.
Prova disso é que, com sistema defensivo encaixado e dupla de volantes ativa, Gabriel Mesquita foi explorado em uma cobrança de falta de longa distância e em escanteios – o mais traiçoeiro saiu nos acréscimos, em uma tentativa frustrada de gol olímpico.
A tônica do confronto na etapa complementar seguiu a mesma. Sem alterações de imediato nos dois lados, Avaí teve controle de bola, mas sem a eficiência e contundência necessárias para construir no ataque e acertar o alvo.
A presença mais constante no campo ofensivo do Guarani, contudo, ficou no passado. Com fôlego reduzido a cada virada do relógio, equipe campineiro sentiu cansaço com campo encharcado e viu Daniel demorar para promover mudanças – as primeiras, no ataque, ocorreram aos 24.
Satisfeito com igualdade por 0 a 0, Daniel Paulista estacionou o ônibus em frente à zaga e, com entrada do beque Carlão na vaga do meio-campista Andrigo, conseguiu não ser vazado.
Tudo isso já era bom até a segunda tentativa de Allan Victor. No último lance de bola rolando, atacante recebeu passe de Bruno Sávio, após cobrança de lateral de Bidu, e acertou paulada indefensável, fatal para Guarani tirar o zero do placar e vencer a segunda consecutiva na Série B.
O QUE VEM POR AÍ?
Com tempo curto de reabilitação, Guarani e Avaí voltam a campo no próximo final de semana pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Sem retornar para Campinas, Bugre viaja a Goiânia, onde enfrenta o Goiás, na sexta-feira, 13 de agosto, no Estádio da Serrinha, a partir das 19h.
Leão da Ilha, por sua vez, continua em Florianópolis para enfrentar o Náutico, no sábado, 14, no mesmo horário, novamente no Estádio da Ressacada.
FICHA TÉCNICA: AVAÍ 0 x 1 GUARANI
Avaí: Glédson; Edílson, Betão, Rafael Pereira e Diego Renan (João Lucas); Wesley Soares (Jean Cléber), Lourenço, Valdívia (Rômulo e depois Matheus Lucas) e Vinícius Leite (Gustavo Modesto); Copete e Getúlio. Técnico: Claudinei Oliveira
Guarani: Gabriel Mesquita; Diogo Mateus, Thales, Ronaldo Alves e Bidu; Bruno Silva, Índio e Andrigo (Carlão); Bruno Sávio, Maxwell (Allan Victor) e Lucão do Break (Renanzinho). Técnico: Daniel Paulista
Gol: Allan Victor (GUA)
Cartões amarelos: Claudinei Oliveira, Jean Cléber, Lourenço, Matheus Lucas e Wesley Soares (AVA) | Bidu, Bruno Sávio, Carlão e Diogo Mateus (GUA)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Público e renda: portões fechados
Local: Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis (SC)
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.