Vasco

Vasco já enfrentou times dos Estados Unidos quatro vezes; relembre confrontos

Daniel Ramalho/Vasco da Gama

No próximo sábado (21), o Vasco enfrenta o Inter Miami no Estádio DNV PNK Stadium, em Fort Lauderdale, pelo segundo amistoso da série de jogos do time pela pré-temporada na Flórida. Na primeira partida nos Estados Unidos, o Cruzmaltino perdeu para o River Plate por 3 a 0.

O confronto contra o Inter Miami marca o quinto jogo do Vasco contra equipes dos Estados Unidos, porém o primeiro neste século.

O primeiro jogo foi contra o Hakoah All-Stars. A equipe havia sido recém fundada por jogadores dissidentes do Hakoah Wien, da Áustria e em 1930 veio ao Brasil para uma série de sete amistosos contra times e combinados de Rio de Janeiro e São Paulo. 

A partida contra o Vasco aconteceu em São Januário e foi vencida pelo Hakoah pelo placar de 1 a 0 com gol do volante Schneider. Em sua passagem pelo Brasil, a equipe norte-americana teve duas vitórias, três derrotas e dois empates.

Em 1957, o Vasco fez sua primeira viagem para os Estados Unidos. Na ocasião enfrentou outro Hakoah: o New York Hakoah. A equipe que enfrentou o Cruzmaltino se dissolveu em 1932, porém o nome foi resgatado em 1956 para formar um novo clube. 

Apesar do adversário ser “o mesmo”, o placar foi bem diferente. Desta vez o Hakoah não tomou conhecimento do Vasco e foi goleado por 6 a 2 no Downing Stadium, em Nova York. Os gols foram marcados por Lopez, De Queiroz – duas vezes cada um – Netto e Souza para o Gigante da Colina, e Monsen marcou dois para o time da casa.

A atuação do Vasco chamou bastante atenção da mídia local. O jornal The New York Times dedicou um espaço para a equipe e exaltou o “estilo europeu” do time carioca.

Depois disso, o Vasco levou mais de quarenta anos para enfrentar uma equipe norte-americana. Em 1998, o Cruzmaltino foi convidado para disputar a Copa Interamericana em dois jogos contra o D.C United. A ideia do torneio era promover o confronto entre o campeão da Libertadores contra o campeão da CONCACAF Champions´s Cup.

O jogo de ida aconteceu no dia 14 de novembro no RFK Stadium, em Washington D.C. O Vasco venceu a partida por 1 a 0 com gol de Felipe diante de vinte e cinco mil pessoas.

Na segunda partida, o D.C United levou a melhor. No dia 5 de dezembro, no Lockhart Stadium – antigo nome do DRV PNK Stadium – em Fort Lauderdale, os norte-americanos venceram o Vasco por 2 a 0 com gols de Sanneh e Pope e conquistaram a taça da Copa Interamericana. Esta foi a última edição do torneio.

Com isso, o retrospecto do Vasco contra times dos Estados Unidos é de duas vitórias e duas derrotas. A equipe tem a chance de desequilibrar esse histórico na noite de sábado, quando enfrenta o Inter Miami.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo