Max Verstappen ficou apenas na quinta colocação do Treino Livre 2 desta sexta-feira (3) em Zandvoort, nos Países Baixos. Em um GP que reestreia na Fórmula 1, os pilotos tiveram pouco tempo de treinos após numerosas bandeiras vermelhas.
Mesmo assim, o número 33 do grid mantém a confiança de que sua Red Bull tem potencial para conquistar a pole position:
— Não acho que significa muito para nós, numa análise de curto prazo. Minha volta foi em um jogo de pneus usados, e a volta que eu tive que abortar [pela bandeira vermelha] eu penso que seria boa suficiente para ser a melhor.
O piloto holandês ficou a 0.362s da melhor volta, marcada por Charles Leclerc, numa dobradinha das Ferraris. Além disso, ficou atrás da Alpine de Esteban Ocon, e da Mercedes de Valtteri Bottas. Lewis Hamilton praticamente não participou do treino após falha no carro.
Sobre o novo traçado de Zandvoort, Max elogiou bastante a pista de seu país natal, dizendo que “é uma volta bem curta, com muitas curvas rápidas também, então foi um dia bem divertido”.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
A grande presença de público, limitada a 70 mil pessoas por dia, também chamou a atenção do piloto: “Foi muito bom vê-los todos em laranja e se divertindo na arquibancada”, respondeu Verstappen sobre correr em seu país.
Zandvoort aparece novamente no calendário da Fórmula 1 como uma pista de difícil ultrapassagem, e consequentemente a classificação do sábado fica ainda mais importante, como analisou o holandês:
— Nós vamos trabalhar onde não estamos felizes em análises mais curtas, mas nas longas estamos competitivos e isso é sempre muito importante. Sabemos que a posição de início aqui é muito importante, então teremos que ver o que podemos fazer para melhorar ainda mais as saídas mais rápidas. Nunca está perfeito, então vamos sempre olhar nos detalhes do que podemos fazer melhor.
Com poucas oportunidades de testar os diferentes limites do carro em uma nova pista, o treino livre do sábado e a classificação têm potencial para surpresas. De qualquer forma, Max Verstappen e Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, estão confiantes que o número 33 do grid pode repetir a pole position de Spa-Francorchamps.
Atualmente, o holandês está a três pontos de Lewis Hamilton no Campeonato de Pilotos. O último treino livre está marcado para às 7h do sábado (4), enquanto a classificação é prevista para às 10h do mesmo dia.