Corinthians

Gil e Avelar tocam mais na bola do que quatro jogadores de ataque somados no Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na última quarta-feira (07), o Corinthians colecionou mais um empate no Campeonato Brasileiro. Contra o Santos, na Neo Química Arena, o Timão saiu perdendo, mas conseguiu empatar ainda no primeiro tempo. Um detalhe da partida que chamou a atenção foi a participação excessiva dos zagueiros ao longo do jogo.

Não foi exclusividade do clássico o alto número de passes entre os zagueiros. Desde quando Tiago Nunes comandava a equipe, a primeira linha de defesa era muito participativa no jogo. Com Coelho, essa tendência segue, mas os resultados não são dos melhores.

Muitos toques na bola

Coelho é adepto a algumas ideias de construção, como a saída Lavolpiana – que ficou conhecida como “saída de três”. Os três jogadores que começavam as jogadas contra o Santos, a princípio, eram Fagner, Gil e Danilo Avelar. A falta de criatividade e movimentação no meio-campo fez com que esses atletas terminassem a partida com a bola em seus pés por muito tempo.

Segundo levantamento do SofaScore, juntos, os três defensores citados somaram 299 toques na bola. Gil com 91, Fagner com 95 e Avelar, quem mais participou da partida em ambas as equipes, 112. Para efeito de comparativo, os dois jogadores mais participativos do Santos foram os volantes, Jobson (71 toques) e Diego Pituca (63 toques).

Com a pressão alta exercida pelo Santos no início da partida, que forçou o Corinthians a erros que poderiam custar um gol, Coelho teve de mudar. Manteve a saída com três jogadores, mas liberou Fagner, puxou Gil para a direita e colocou Gabriel entre os dois zagueiros. A estratégia melhorou a saída de bola da equipe, mas outro indicador da pouca criatividade é a participação do volante – foram 79 toques na bola ao longo do jogo.

Não é só de hoje

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, Gil e Danilo Avelar são dois dos jogadores que mais tocam na bola no Corinthians. Gil é o líder, com 80.4 toques por jogo, e Avelar é o terceiro (73.7). O segundo, Fagner (75.4), é um dos que mais recebem passes de Gil.

Somados, os dois zagueiros chegam a uma média de 154.1 toques na bola por partida. Esse número é maior do que o do quarteto ofensivo do Corinthians. Jô, Otero, Luan e Léo Natel, todos juntos, somam 137.6 toques por jogo. Se adicionar Gustavo Silva à lista, o número se equipara – 154.8. Ou seja, Gil e Avelar tocam tanto na bola quanto cinco atletas do meio para frente.

A excessiva participação da dupla de zaga no jogo ofensivo do Corinthians, somada ao “sumiço” de alguns jogadores de frente, é um dos principais problemas alvinegros. Desde Tiago Nunes até as consecutivas mudanças de Coelho, o torcedor segue vislumbrando passes de zagueiros para os lados.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo