Futebol Internacional

Chelsea tem dificuldades contra time da 3ª divisão, mas se classifica na Copa da Inglaterra

Foto: Glyn Kirk / AFP via Getty Images

No último jogo antes da viagem aos Emirados Árabes Unidos para a disputa do Mundial de Clubes, o Chelsea passou sufoco e contou com uma defesa de pênalti na prorrogação para vencer o Plymouth por 2 a 1, confirmando a classificação para as oitavas de final da Copa da Inglaterra. Os gols da partida deste sábado (05), em Stamford Bridge, foram marcados por Azpilicueta e Marcos Alonso; Gillesphey descontou para os visitantes.

A expectativa era que o técnico Thomas Tuchel escalasse uma equipe alternativa, visando a disputa do Mundial, mas o alemão mandou a campo os principais jogadores da equipe. As únicas ausências foram do brasileiro Thiago Silva e do norte-americano Christian Pulisic, que serviram suas respectivas seleções no meio de semana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O próprio comandante da equipe foi ausência de última hora: após testar positivo para a Covid-19, ele entrou em isolamento e não esteve à beira do campo na partida de hoje.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

TEMPO REGULAMENTAR

O Chelsea começou a partida impondo seu ritmo e mantendo a posse de bola, enquanto que o Plymouth veio com a equipe montada com uma linha de 5 jogadores na defesa com a proposta clara de explorar o contra-ataques durante os 90 minutos.

Apesar de contar com os principais jogadores em campo, o Chelsea teve ao longo do jogo muitas dificuldades em buscar tabelas na entrada da área e utilizou poucas vezes as jogadas de pivô com Lukaku. O domínio territorial era evidente, mas não se traduzia em perigo para o gol de Cooper. Abusando das jogadas aéreas, principalmente pelo lado esquerdo, os Blues paravam na forte marcação imposta pelo Plymouth.

+ Tuchel testa positivo para Covid-19 e desfalca o Chelsea na semi do Mundial

Os problemas do Chelsea aumentaram depois que Houghton cobrou falta na área, aos 8’ do primeiro tempo, e Gillesphey escorou de cabeça para abrir o placar. Com o gol sofrido, a equipe da casa buscou pressionar ainda mais o adversário em busca do empate. A trave, em três oportunidades, e o goleiro Cooper, em outras duas, impediram os Blues de chegarem ao gol. Mesmo com o desempenho abaixo do esperado, o Chelsea conseguiu o empate no final do primeiro tempo. Aos 41’, Ziyech iniciou a jogada com Jorginho pelo lado direito, que encontrou Mason Mount na linha de fundo; o camisa 19 cruzou rasteiro na pequena área para Azpilicueta, de letra, completar para o gol.

O cenário no segundo tempo não mudou em relação à etapa inicial. O Chelsea seguia pressionando no ataque com os cruzamentos na área, mas sem levar perigo ao goleiro Cooper. Do lado do Plymouth, a equipe abdicou do ataque na maior parte do tempo, mas o comprometimento defensivo dos jogadores foi um destaque positivo do time ao longo de todo o jogo. Com o placar empatado em 1 a 1, a classificação foi decidida na prorrogação.

PRORROGAÇÃO

A falta de criatividade do Chelseano ataque, durante o tempo regulamentar, continuou na prorrogação. Aos 3′, no entanto, os Blues quase conseguiram a virada com Mason Mount: o camisa 19 arriscou chute forte da entrada da área e a bola passou à direita do gol de Cooper. A posse de bola permanecia com a equipe, mas os erros de passe no terço final do campo impediam a conclusão das jogadas.

Ainda que não merecesse chegar ao 2 a 1 pela baixa produção ao longo de todo o jogo, o Chelsea contou com um lampejo técnico do trio Havertz, Werner e Alonso para marcar mais um gol. Aos 15′, o lateral espanhol iniciou a jogada pela esquerda com a dupla alemã e escorou cruzamento rasteiro de Havertz para o fundo das redes.

Em desvantagem no placar, o Plymouth mudou a estratégia para buscar o gol de empate e foi para cima do Chelsea no início do segundo tempo da prorrogação. Aos 5′, Broom aproveitou uma bola rebatida pela zaga dos Blues na entrada área, finalizou forte e obrigou Kepa a fazer grande defesa. A melhor oportunidade dos visitantes veio aos 10′: Sarr errou na saída de bola, Hardie fez o desarme, invadiu a área, foi derrubado pelo zagueiro e o árbitro marcou o pênalti. O camisa 9 foi para a cobrança, mas foi mal na batida e Kepa fez a defesa no canto esquerdo. Apesar da pressão do Plymouth e de alguns sustos à meta do goleiro do Chelsea, a equipe suportou a pressão e garantiu a vitória pela diferença mínima.

O Chelsea aguarda um novo sorteio para conhecer o adversário da próxima fase da competição. A equipe agora volta às atenções para o Mundial de Clubes. A expectativa é que o elenco dos blues viagem hoje para Abu Dhabi. A estreia na competição está marcada para a próxima quarta-feira (09), às 13:30h (horário de Brasília), contra o vencedor do confronto entre Al Hilal (Arábia Saudita) e Al Jazira (Emirados Árabes).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo