Nesta quarta-feira (05), o São Paulo encara o Racing, na Argentina, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores 2021. No confronto, o Tricolor tenta quebrar um tabu de vitórias que já duram 16 anos em solo argentino.
O São Paulo terá parada dura diante do Racing, no estádio El Cilindro, na região metropolitana de Buenos Aires. Além do duelo valer a liderança do Grupo E, o Tricolor terá que lutar contra um tabu indigesto de seis partidas sem vitória dentro da Argentina.
2005 – A última vitória em território ‘hermano’
Dezesseis anos. Este é o tempo que se passou desde a última vitória do São Paulo em solo argentino. Na oportunidade, o Tricolor deu show no Estádio Monumental de Núñez, quando superou o River Plate por 3 a 2 e chegou até a final da Libertadores de 2005.
Em noite inspirada do elenco comandado por Paulo Autori, o Tricolor chegou a abrir 3 a 1, com gols de Danilo, Amoroso e Fabão. No apagar das luzes, o River descontou, mas de nada valeu, pois o São Paulo chegaria à decisão e seria campeão do torneio.
RETROSPECTO DO SÃO PAULO NA ARGENTINA
O desempenho do São Paulo, entretanto, piorou na sequência dos anos. De 2005 para cá, foram realizadas seis partidas em território argentino pela Libertadores, com cinco derrotas e apenas um empate da equipe brasileira.
- 2006: Estudiantes 1 x 0 São Paulo
- 2013: Arsenal de Sarandi 2 x 1 São Paulo
- 2015: San Lorenzo 1 x 0 São Paulo
- 2016: River Plate 1 x 1 São Paulo
- 2019: Talleres 2 x 0 São Paulo
- 2020: River Plate 2 x 1 São Paulo
Em 2019 e 2020, inclusive, as derrotas eliminaram o São Paulo da Libertadores, nos embates com Talleres, ainda na fase preliminar, e River Plate, respectivamente.
RACING X SÃO PAULO
Diante do Racing, nesta quarta, o São Paulo pode interromper essa má sequência no país vizinho e de quebra, se isolar na liderança do Grupo E da competição.
Atualmente, o Tricolor soma seis pontos e lidera o grupo com 100% de aproveitamento. Já o Racing, ocupa a segunda colocação, com quatro. Os uruguaios do Rentistas ficam em terceiro, com apenas um ponto, e o Sporting Cristal, do Peru, é o lanterna com nenhum ponto conquistado.
Para o duelo contra o Racing, o São Paulo deve ir a campo com: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Dani Alves, Luan, Liziero, Benítez e Reinaldo; Luciano e Pablo.
O lateral Orejuela e o atacante Rojas, ambos lesionados, desfalcam o São Paulo nesta partida na Argentina.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!