O último Grand Slam do ciclo olímpico chegou ao fim nesta sexta-feira (7). Em solo Russo, o time do judô brasileiro subiu ao pódio quatro vezes, em suas categorias, no último dia de competição em Kazan. Somando cinco medalhas na competição, já que Ketleyn Quadros garantiu a prata na quinta-feira (6).
+Brasil conquista resultado inédito na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, no Japão
Nesta sexta-feira-feira, Rafael Silva Baby (+100kg) faturou a medalha de prata, enquanto David Moura (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg) conquistaram o bronze em suas categorias.
Na categoria pesada (+100kg), o judoca Rafael Silva triunfou em suas três lutas preliminares, o brasileiro foi superado pelo adversário russo Tamerlan Bashaev na final, por punição.
– Essa foi a terceira final de um ciclo de competições. Estou em busca de melhora a cada passo, a cada competição e o objetivo final são as Olimpíadas. Primeiro me classificar e depois tentar mais uma medalha olímpica.
Já David Moura venceu as duas primeiras lutas e foi batido na semifinal também por Bashaev. Entretanto, conseguiu se recuperar e ficar com o bronze diante de Anton Krivobokov, da Rússia.
No feminino foi a vez de Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza subirem ao pódio com a bandeira verde e amarela. Maria Suelen passou por Daria Valdimirova (Rússia) e Sônia Asselah (Argélia) na fase preliminar. Mas foi desbancada pela atleta da Bielorússia, Maryna Slutskaya na semifinal. O bronze veio após vencer Melissa Mojica (Porto Rico).
– O empenho do Brasil, em geral, está sendo muito bom, sempre subindo ao pódio. É um passo de cada vez e a próxima competição é o Mundial e tenho certeza que toda a equipe estará bem preparada para esse grande evento.
Depois, Bia Souza subiu no tatame e garantiu dois trunfos nas lutas contra Sandra Jablonskyte (Lituânia) e Anastasiia Kholodilina (Rússia). Porém, foi imobilizada por Romane Dicko (França), que conquistou o ouro. Logo em seguida, conquistou a viória por ippon diante de Sonia Asselah (Argélia).
Di Feliciantonio Emanuele/IJF/DIVULGAÇÃO
Além deles, entraram no tatame, o meio-pesado Leonardo Gonçalves e Rafael Macedo (90kg). O primeiro venceu Tevita Takayawa (Ilhas Fiji) e Kahyan Takagi (Austrália). Mas caiu para Arman Adamian e Niiaz Bilalov, ambos russos, e encerrou sua participação no torneio em sétimo lugar. Já Rafael Macedo (90kg) foi batido logo na primeira luta diante de Aleksandar Kukolj (Sérvia).
Seleção brasileira de Judô
O torneio de Kazan foi o último Grand Slam do ciclo olímpico e a penúltima competição da seleção brasileira de judô antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, os principais judocas brasileiros terão como próximo desafio o Campeonato Mundial, em Budapeste, na Hungria. A competição acontece 6 a 13 de junho.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.