Nove títulos do Australian Open. Bicampeão em Roland Garros. Seis taças de Wimbledon. Três campeonatos do US Open. 20 vezes Novak Djokovic em Grand Slams. O sérvio de 34 anos igualou o recorde de Roger Federer e Rafael Nadal após derrotar Matteo Berrettini, da Itália, por 3 sets a 1 (6/7, 6/4, 6/4 e 6/3) na grande decisão do Slam britânico, realizado em Londres, na Inglaterra. A final masculina do torneio mais tradicional do tênis foi protagonizada na manhã deste domingo (11), na quadra central do complexo do All England Club.
+ Barty supera Pliskova e ergue primeiro troféu em Wimbledon
CAMPANHA NOVAK DJOKOVIC (WIMBLEDON 2021)
- 1ª rodada: 3×1 Jack Draper;
- 2ª rodada: 3×0 Kevin Anderson;
- 3ª rodada: 3×0 Denis Kudla;
- Oitavas de final: 3×0 Cristian Garín;
- Quartas de final: 3×0 Marton Fucsovics;
- Semifinal: 3×0 Denis Shapovalov.
CAMPANHA MATTEO BERRETTINI (WIMBLEDON 2021)
- 1ª rodada: 3×1 Guido Pella;
- 2ª rodada: 3×0 Botic van de Zandschulp;
- 3ª rodada: 3×0 Aljaz Bedene;
- Oitavas de final: 3×0 Ilya Ivashka;
- Quartas de final: 3×1 Felix Auger-Aliassime;
- Semifinal: 3×1 Hubert Hurkacz.
Antes do último duelo da edição de Wimbledon 2021 iniciar, a partida já havia feito história. Isso porque pela primeira vez na história de Wimbledon, a final da chave masculina teve uma mulher como árbitra de cadeira.
O JOGO
Novak Djokovic iniciou o primeiro set com o saque a favor e, apesar da dupla falta e do rendimento bem abaixo, o atual campeão de Roland Garros confirmou o serviço e abriu 4 a 1. O oitavo game foi de extrema importância para a sobrevivência do italiano na parcial, que precisou de dez minutos para diminuir em 5×3. Com a confiança no alto, Matteo Berrettini devolveu a quebra, alongou o set e forçou o tie-break. Arriscando mais, o vice-campeão do Masters de Madrid ganhou dois mini-breaks e fechou com três pontos de diferença.
O líder do ranking mundial voltou à quadra com outra postura e não permitiu que Berrettini vencesse nenhum dos primeiros quatro games. Entretanto, o cabeça de chave #7 de Wimbledon se recuperou e não vendeu barato o segundo set para o Djokovic. Berrettini se aproveitou dos momentos instáveis do adversário para transformar o 5×1 em 5×4, porém, Nole deixou para trás os erros e igualou o jogo em sets.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Para virar a partida e colocar a mão na taça do 20º Grand Slam da carreira, Novak Djokovic precisou de 48 minutos. Apesar dos bons e fortes saques de Matteo Berrettini, o sérvio desbancou o game de serviço do italiano logo no início do confronto e assegurou a vantagem durante a terceira parcial. Firme mentalmente e tecnicamente, Djoko ainda assim cedeu duas oportunidades de break, as quais Berrettini não aproveitou.
O quarto e último set foi o mais equilibrado da decisão do Grand Slam britânico. Atual nono colocado da ATP, Berrettini comandou o placar até o sétimo game, quando possibilitou a quebra e a cedeu com uma dupla falta. Desta maneira, Djokovic garantiu o serviço e ficou a um game de igualar o recorde de Federer e Nadal em Slams. Foi no terceiro Match Point, durante o game do italiano, que Djoko alcançou mais um número histórico.