Kimi Raikkonen anunciou nesta quarta-feira (1º) que irá se aposentar da Fórmula 1 após o final desta temporada. O finlandês atualmente é piloto da Alfa Romeo, companheiro de Antonio Giovinazzi, e recordista de mais largadas na história da categoria com 342 corridas no currículo.
Em seu perfil oficial do Instagram, o campeão mundial de 2007 publicou:
— Essa foi uma decisão que tomei durante o último inverno. Não foi uma decisão fácil, mas depois desta temporada é tempo para novas coisas. Apesar da temporada ainda estar ativa, quero agradecer minha família, todos meus times, todos envolvidos na minha carreira e especialmente a todos os fãs.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Com o fim próximo da temporada 2021, os rumores de transferências já indicavam uma possível vaga aberta na Alfa Romeo, e o anúncio de Kimi Raikkonen confirmou a informação. A Alfa Romeo até o momento deste texto não anunciou quem será a reposição para 2022.
21 anos depois de sua estreia na Fórmula 1, o finlandês conquistou um título, na temporada de 2007, batendo o estreante Lewis Hamilton e o bicampeão Fernando Alonso por apenas um ponto. Além disso, teve 21 vitórias, e após seu título, foi terceiro colocado três vezes no Campeonato de Pilotos: 2008, 2012, e 2018.
A atual equipe de Kimi Raikkonen publicou, após o anúncio, que “É realmente o fim de uma era no nosso esporte. Obrigado por tudo, a F1 não será a mesma sem você. Obrigado, Kimi.”
Mesmo saindo da Fórmula 1, este não deve ser o fim da carreira automobilística de Kimi Raikkonen. O finlandês, além da F1, já participou de competições de Rally e até mesmo já esteve em uma corrida de NASCAR, e o resto de sua publicação indica que virão novidades:
— A Fórmula 1 pode ter chegado ao fim para mim, mas há muito mais na vida que eu quero experimentar e aproveitar. Vejo vocês por aí após tudo isso!
Para encerrar a temporada, o número sete do grid ainda terá pela frente 11 corridas (se não ocorrerem mudanças no calendário). O próximo treino livre para o piloto da Alfa Romeo será em Zandvoort, nos Países Baixos, no dia 3 de setembro.