Atlético-MG

Análise: Atlético-MG passa pelo seu primeiro teste no ano e Turco ganha opções para sequência da temporada

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG venceu o América-MG por 2 a 0 neste sábado, no Independência. A partida teve dois tempos bastante diferentes e mostrou que o Galo tem opções no elenco para mudar o contexto de um jogo de acordo com suas dificuldades. 

Contra um adversário que soube fechar bem os espaços, principalmente no meio campo, o Atlético teve um primeiro tempo bem confuso. Sem conseguir utilizar seus meias na criação de jogadas, o time esticava muito as bolas com seus zagueiros direto pro ataque. Allan e Jair foram pouco acionados, já que estavam presos no congestionado meio campo no Horto. 

Turco Mohammed optou por um 4-4-2 com Hulk e Ademir na frente. O novato atleticano, acostumado a jogar mais pela ponta, pareceu um pouco confuso com seu parceiro de ataque e só conseguiu aparecer atacando as costas da zaga do América.

Percebendo isso, o treinador alvinegro já alterou a estrutura da equipe na virada das etapas. No segundo tempo, o Atlético voltou mais ofensivo, ainda sem substituições, mas com Nacho e Arana ajudando a dar amplitude à equipe. A partida mudou de vez com a entrada de Keno. Com o atacante em campo, El Turco alterou o time para um 4-3-3, com Ademir na direita e Keno na esquerda.

O herói do título Brasileiro de 2021 foi essencial na vitória. Além de criar outras chances perigosas, os dois gols saíram de jogadas começadas por ele. Até o fim do jogo, Tony trouxe Savarino e Savinho para o campo. O venezuelano atuou mais por dentro, próximo de Hulk, com a jovem promessa aberta pela direita. Ainda deu tempo do Atlético atuar com 3 zagueiros em campo, modelo em que o Turco vem timidamente testando e podemos ver mais vezes durante a temporada.

+ Atlético-MG mantém invencibilidade sobre América-MG, e pula para ponta da tabela

+ AtuaçõesENM:  Atlético-MG vence o clássico contra o América-MG com show de Keno e Arana

Próximos desafios

O Galo tem sua primeira sequência complicada na temporada. Na próxima terça, o time enfrenta o Athletic no Mineirão. Depois, tem pela frente a Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Jogo difícil com dois times que estão em fase de construção de seus trabalhos. No outro fim de semana, no dia 5 de março, o clube tem seu clássico contra o Cruzeiro. 

O atual campeão brasileiro sai da partida contra o América com bons frutos. O primeiro, claro, é a volta de Keno. Recuperado da COVID, o jogador traz outra dinâmica ao Galo em campo. Seja atuando como ponta no 4-3-3 ou até mesmo um pouco mais centralizado, como fez ainda com Cuca em 2021, o atacante pode ser peça fundamental para esses próximos desafios.

Outro jogador que pode crescer muito com essa sequência é o uruguaio Godín. O zagueiro teve uma partida segura contra o América e, adquirindo ritmo de jogo, pode ser ainda mais útil. Com uma saída de bola diferenciada, pode facilitar ainda mais as construções de jogadas do Galo.

O Atlético volta a campo na próxima terça, às 21h, contra o Athletic, no Mineirão.

Para ficar informado sobre tudo acontece com o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo