Corinthians

Corinthians tem aproveitamento de rebaixado no Campeonato Brasileiro; veja números

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na última quinta-feira (10), o Corinthians recebeu o Palmeiras na Neo Química Arena. Em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois expulsos na partida, o Timão saiu derrotado por 2 a 0, o que gerou revolta da torcida e protestos após o jogo. Com esse resultado, a equipe de Tiago Nunes mantém o baixo aproveitamento diante de equipes de fora da zona de rebaixamento.

Inclusive, no ano de 2020, o alvinegro tem tido muita dificuldade contra a elite nacional. De invicto em clássicos a aproveitamento de rebaixado, Tiago Nunes sofre cada vez mais pressão. Mesmo assim, a diretoria tende a proteger o treinador, que confia na palavra dos dirigentes.

Rumo aos 45 pontos?

Ficou conhecido na história recente do Brasileirão que, para se safar do rebaixamento, uma equipe deveria atingir por volta de 45 pontos. Levando em consideração que são disputados 114 pontos ao longo do campeonato, isso levaria a um aproveitamento de 39.4%. Até o momento, o Corinthians tem números ainda piores, se levado em consideração as partidas contra adversários fora do Z-4.

Em 2020, somando também o Campeonato Paulista, Tiago Nunes tem apenas 36% de aproveitamento. A efeito de comparação, isso resultaria em 41 pontos – em 2018, o Sport caiu com 42 e em 2017, Coritiba e Avaí foram rebaixados com 43, mesma pontuação do Internacional em 2016. Se analisados números apenas do Campeonato Brasileiro, nas nove rodadas que se passaram, o Corinthians tem 37.5% de aproveitamento. Caso mantenha nesse ritmo, fará entre 42 e 43 pontos.

Na atual temporada, o Corinthians fez 11 jogos contra equipes de fora do Z-4 do Brasileirão: Santos, São Paulo (2x), Palmeiras (4x), Atlético-MG, Grêmio, Fortaleza e Botafogo. Contra esses times, foram 12 pontos em 33 disputados e só duas vitórias, contra Santos e Palmeiras, ainda no estadual. As duas vezes em que Tiago Nunes saiu vencedor no nacional foram contra equipes na zona de rebaixamento (Coritiba e Goiás). Inclusive, todas as outras vitórias em 2020 ou foram diante de times do Z-4 da Série A, como o Red Bull Bragantino, ou de divisões inferiores.

Histórico também não ajuda

Mesmo voltando no calendário o torcedor corintiano pode encontrar dificuldades para sorrir. Desde outubro de 2019, foram apenas quatro vitórias contra equipes fora do Z-4. Depois do 1 a 0 diante do Vasco, na 22ª rodada da edição passada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians só venceu o Fortaleza (9°) e o Ceará (16°) dentre os que estavam fora da zona de rebaixamento até virar o ano.

A reta final do Brasileirão de 2019 teve números semelhantes. Nas 16 últimas rodadas, o Corinthians conseguiu apenas 14 pontos – o que resulta em 36.8% de aproveitamento. Se a somada a sequência que vai da 23ª rodada de 2019 até onde o campeonato está hoje, em 2020, o alvinegro tem números rasteiros de 32%. Nessa conta, em 27 rodadas o Corinthians faria 23 pontos.

Tiago Nunes se apoio no discurso de proteção de Andrés Sanchez, que já afirmou a existência de uma “pressão enorme” para demitir o treinador. O pouco tempo de trabalho pré-pandemia e a sequência frenética de jogos pós-parada, além das constantes movimentações no elenco, são pontos que puderam atrapalhar seu trabalho. A aguardar se a situação do técnico seguirá sustentável caso esses números ruins se mantenham.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Corinthians tem aproveitamento de rebaixado no Campeonato Brasileiro | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo