Na primeira final da história da escalada em Jogos Olímpicos, o jovem espanhol Alberto Gines Lopez, de apenas 18 anos, superou o tcheco Adam Ondra, detentor de 11 medalhas mundiais e grande favorito ao título, e conquistou o primeiro ouro olímpico da modalidade. Na disputa, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), a prata ficou com o estadunidense Nathaniel Coleman e o bronze foi para o austríaco Jakob Schubert.
+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio
SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!
Lopez começou a etapa muito bem, vencendo a prova de velocidade. Na sequência, terminou em sétimo lugar na prova de bouldering e quarto na prova lead. A combinação dos resultados deu ao atleta o total de 28 pontos, garantindo o ouro para Alberto Lopez.
Apesar de toda a expectativa na apresentação do tcheco Adam Ondra, o escalador nem sequer subiu ao pódio. Após um início ruim, com a quarta colocação na prova de velocidade e o sexto lugar na prova de bouldering, Ondra conseguiu se recuperar e fazer uma boa prova no lead, mantendo a liderança até a última participação da etapa, quando o austríaco Jakob Schubert ultrapassou a sua marca e tirou Ondra do pódio.
Confira as pontuações finais do primeiro pódio olímpico da escalada: #1 – Alberto Gines Lopez (ESP) – 28.000; #2 – Nathaniel Coleman (EUA) – 30.000; #3 – Jakob Schubert (AUT) – 35.000.
Leia Mais:
+Pentatlo moderno: conheça a modalidade que começa nesta quinta
+Conheça Ieda Guimarães, a representante brasileira no pentatlo moderno