Campeonato Brasileiro

Arbitragem de Corinthians x Grêmio é afastada após não marcação de pênalti

Wilton Pereira Sampaio, árbitro principal de Corinthians 4-4 Grêmio (Rodrigo Buendia/AFP via Getty Images)

Mesmo com revisão, toque da bola no braço de Yuri Alberto não resultou em penalidade ao Grêmio no fim da partida; CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre medidas a serem tomadas

Rodrigo Buendia/AFP via Getty Images

A arbitragem escalada para o confronto entre Corinthians x Grêmio, empatado em 4 a 4 na noite da última segunda-feira (18), foi afastada de forma temporária e irá passar por um período de reciclagem. Embora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não tenha se pronunciado ainda de forma oficial, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) e toda a equipe da arbitragem de vídeo, composta por Emerson de Almeida Ferreira (CBF/MG), Johnny Barros de Oliveira (CBF/MG) e Michel Patrick Costa Guimarães (CBF/MG) estarão ausentes das próximas escalas.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

O lance em questão ocorreu nos minutos finais do confronto disputado na Neo Química Arena, em São Paulo/SP. Após escanteio cobrado da direita, Ferreira ficou com a bola no bico esquerdo da grande área e cruzou. A bola bateu no braço de Yuri Alberto e saiu pela linha de fundo. O lance foi verificado pela arbitragem de vídeo, que não entendeu motivos para penalidade e não convocou Wilton Pereira Sampaio para revisar a jogada na cabine à beira do gramado.

Nesta terça-feira (19), a Comissão de Arbitragem da CBF fez uma análise do lance e houve uma discordância da postura dos árbitros na partida. Para o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, o pênalti deveria ter sido marcado. O lance causou revolta de jogadores, comissão técnica e dirigentes gremistas, que manifestaram insatisfação com a inação e o consequente cometimento de um erro capital.

Os afastados devem ser conduzidos ao Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (Pada), onde devem passar por reciclagem. Nesse período, os envolvidos não serão escalados e tendem a voltar às funções em jogos de menor relevância.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo