O Atlético-MG venceu a Caldense por 2 a 0 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro e encaminhou bastante uma vaga na final da competição. Confirmando a classificação no próximo domingo (27), o Galo atingirá sua 16ª final seguida do estadual, a maior sequência entre os grandes clubes do país.
+ Hulk ultrapassa Arrascaeta e se torna maior artilheiro do Novo Mineirão
A última vez que o Atlético não esteve em uma final de Mineiro foi em 2006, quando foi eliminado pelo Cruzeiro na semifinal. De lá pra cá, são 15 finais e oito títulos para o alvinegro. No século, o Galo só ficou fora das finais em 2002 e 2005, além da já citada final de 2006.
Apesar de ser uma grande sequência, é apenas a terceira maior da história do campeonato mineiro, perdendo para outra sequência do próprio Atlético, com 18 finais seguidas (1974 a 1991) e para as 26 finais seguidas do Cruzeiro (1965 a 1990). Atualmente, o Galo busca também o tricampeonato seguido do torneio.
Segundo levantamento do GE, o Atlético é o time com mais finais de estaduais no século (18) e o quarto time com mais títulos (8), atrás de Internacional (12), Flamengo (11) e Cruzeiro (9). Chegando à final, o alvinegro deve encarar a Raposa e pode empatar em títulos.
O Atlético encara a Caldense novamente no próximo domingo (27) e pode perder até por dois gols de diferença que ainda estará classificado para a final do Mineiro que, neste ano, será realizada em jogo único e não em dois jogos, como anteriormente.