Futebol

Briga de torcidas no México provoca invasão de campo e mortes; veja imagens

Foto: Manuel Velasquez/Getty Images

Na noite deste sábado (5), a partida entre Querétaro e Atlas pelo Campeonato Mexicano foi interrompida por cenas horríveis de confronto entre torcedores.

Durante o jogo, ocorreu uma briga entre as duas torcidas na arquibancada, o que levou outras pessoas a invadirem o campo em uma atitude desesperada para se proteger. O jogo foi suspenso, e até o momento há o relato de ao menos 21 mortes, segundo o “CMX Notícias”, do México.

Quer ficar por dentro de tudo sobre futebol? Então siga o Esporte News Mundo no TWITTERINSTAGRAM e FACEBOOK. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YOUTUBE

Apesar de alguns indivíduos terem invadido as quatro linhas para se proteger do confronto que ocorria, logo em seguida a briga também passou para o lado dentro e mais cenas fortes se sucederam.

A confusão teria começado em um setor do estádio quando os torcedores se encontraram e trocaram golpes sem que houvesse intervenção dos seguranças. Com isso, famílias entraram no campo para tentar se proteger da selvageria.

Reação dos clubes

Horas depois, o mandante da partida emitiu um comunicado oficial.

– Condenamos os feitos que se sucederam no dia de hoje no Estádio Corregidora. Estamos em comunicação com as autoridades para que se atue energicamente contra qualquer responsável. Como instrução, condenamos violência de qualquer tipo de índole. Seguiremos informando – disse o clube.

Já o Atlas se pronunciou em suas redes sociais com mais rapidez.

– O Atlas FC lamenta e reprova os eventos que aconteceram no Estádio La Corregidora. O futebol deve ser um aliado para promover valores e diversão para toda a família – declarou o clube em nota, antes de completar:

– Solicitamos às autoridades, à Liga BBVA MX e à FMF, investigar a fundo e chegar até as últimas consequências, determinando as responsabilidades a quem se envolveu e que aplique toda a força da lei.

A liga mexicana também se pronunciou após a invasão e os atos de violência. Diante das lamentáveis cenas, declararam quem tomaram as seguintes medidas:

– Iniciou uma investigação a fundo sobre o acontecido nas arquibancadas, no campo e no exterior do estádio durante a partida entre Querétaro e Atlas correspondente à 9ª rodada da Liga BBVA MX;

– Tornou de imediato à Comissão Disciplinar da Federação Mexicana de Futebol o que aconteceu com base em relatos oficiais dos árbitros da partida, pedindo sanções exemplares;

– Também se apresentaram denúncias penais correspondentes aos atos de violência no Estádio La Corregidora;

– Os relatos do comissário da liga e as autoridades de Querétaro incidam que as pessoas feridas foram transportadas de ambulâncias para hospitais dos arredores e espera notícias oficiais sobre seus estados de saúde;

– A partida entre Querétaro e Atlas será reagendada.

O Puelba também se pronunciou por meio de suas redes socias.

– O Puebla condena energicamente os atos de violência ocorridos hoje no jogo entre Queretaro e Atlas – disse.

– Com pleno conhecimento de que este episódio não representa o espírito do futebol mexicano nem em geral, queremos nos comprometer com todos que participam desta indústria para erradicar episódios como este – complementou.

– Nossa instituição referenda o compromisso de trabalhar em conjunto para que isso não aconteça mais em nossos estádios – finalizou

No Brasil, o Flamengo postou uma nota em suas redes sociais lamentando o ocorrido no México.

– Lamentamos profundamente o ocorrido na partida entre Querétaro e Atlas, pelo Campeonato Mexicano. Futebol não é isso. Mais um dia em que todos saem perdendo. Uma barbárie mundial. Pedimos de uma vez por todas: paz nos estádios e no mundo! – disse o rubro-negro em nota.

Repúdio do governador

O governador de Querétaro, Mauricio Kuri, também condenou os atos de violência, relatou que deu instruções para que se aplique a lei e ressaltou que na cidade não há impunidade.

– Condeno com toda energia a violência do dia de hoje no Estádio Corregidora. A empresa proprietária do Gallos e as instituições deveram responder por isso. Em Querétaro não há impunidade – afirmou.

– Terei uma reunião em alguns minutos com os responsáveis pela Segurança Pública e pelo Governo. Assim, adiei minha viagem à Europa até que se iniciem as investigações e se determinem as responsabilidades, por ação ou omissão – complementou.

Solidariedade da Conmebol

Em sua página no Twitter, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguéz também comentou sobre o caso.

– Estendemos nossa solidariedade ao futebol mexicano e nossas condolências ao futebol mexicano e às vítimas do enfrentamento nas arquibancadas. O futebol é sinônimo de paz, unidade e tolerância. Não permitimos que a violência destrua este belo esporte – disse.

Veja imagens do confronto:

Foto: Manuel Velasquez/Getty Images
Foto: Manuel Velasquez/Getty Images
Foto: Manuel Velasquez/Getty Images
Foto: Manuel Velasquez/Getty Images
Foto: Manuel Velasquez/Getty Images

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo