Futebol americano

Busts: relembre primeiras escolhas gerais do Draft que fracassaram na NFL

Draft NFL
Foto: imago/UPI Photo

O Draft da NFL nunca é uma ciência exata e muitos jogadores que são grandes prospectos não atendem as expectativas dos torcedores. Com isso, eles viram “busts”, termo utilizado para definir jovens universitários que viram verdadeiros fracassos na liga. A aproximação de mais um evento de seleção faz com que o Esporte News Mundo relembre os atletas que foram primeiras escolhas gerais e passaram longe de jogar o que era esperado.

David Carr – Houston Texans

David Carr é irmão de Derek Carr Foto: imago/UPI Photo via Imago Images

Quando um quarterback é escolhido em primeiro lugar de um Draft, a esperança é que esse jogador seja o principal nome da franquia. O mesmo aconteceu quando David Carr foi escolhido pelos Texans em 2002. No entanto, o camisa 8 ficou bem longe de alcançar as expectativas e mostrou-se claramente como uma escolha precipitada.

Com muitos problemas de sack e interceptações, Carr foi completamente uma furada e nunca teve uma campanha com mais vitórias do que derrotas na NFL. Apesar disto, o quarterback seguiu na liga até 2012 e teve 14452 jardas por Houston, Giants, 49ers e Panthers.

Courtney Brown – Cleveland Browns

Ao longo de toda a história, os Browns foram marcados por várias aquisições no Draft que não vingaram. Em 2000, a classe defensiva estava em alta e Courtney Brown era o grande nome a ser escolhido por Cleveland. Mesmo com apenas um ano no College por Penn State, o defensive line foi absoluto e conseguiu

Como calouro, Brown mostrou toda a potência vista no College e teve incríveis 69 tackles, sendo 16 para perda de jardas, 4.5 sacks e um fumble recuperado. Depois de jogar 16 partidas, a esperança era que para o segundo ano, o defensive line evoluísse ainda mais. No entanto, lesões no joelho e tornozelo limitaram o jogador em apenas cinco partidas e foram uma pequena amostra do que viria em seguida. Desde então, o promissor prospecto conviveu com problemas físicos que impediram maiores sequências além de atuações sem o mesmo brilho.

Em 2005, o Denver Broncos decidiu dar uma chance para Courtney Brown e ficou feliz com as boas atuações pela equipe. Os 24 tackles, 2 sacks e 2 fumbles recuperados deram confiança para a franquia do Colorado buscar uma renovação por mais quatro temporadas. Só que as falhas em testes físicos barraram a assinatura do novo contrato e também marcou a aposentadoria do jogador aos 27 anos.

Tim Couch – Cleveland Browns

Mais um quarterback da lista que acabou herdando o rótulo de “bust”. Durante todo o College, Tim Couch teve apresentações grandes, vislumbrantes e que certamente o credenciaram para estar entre os bons nomes para os Browns em 1999. O principal problema é que as lesões pesaram durante toda a curta carreira na NFL e acabaram culminando em apenas cinco anos na liga.

Draft NFL
Tim Couch foi draftado sob muita expectativa, mas foi um grande bust na NFL (Foto: Al Golub)

Foram apenas 62 jogos com 11131 jardas, 59.8% de passes completos, 64 touchdowns e 67 interceptações. Depois de ser dispensado pelos Browns ao final da temporada 2003, Tim Couch tentou voltar à NFL quatro anos depois, mas foi pego utilizando esteroides e viu a carreira acabar com uma mancha.

+Draft NFL 2021: como funciona o sistema de recrutamento do futebol americano

Ki-Jana Carter – Cincinnati Bengals

A última vez em que um running back foi a primeira escolha geral do Draft não traz boas recordações na liga. Em 1995, Ki Jana-Carter veio muito badalado de Penn State como um dos jogadores rápidos e que tinha incríveis 7.2 jardas por carregada. Com isso, os Bengals, que precisam de um jogador para a posição, selecionou, mas viu sua escolha ser jogada no lixo.

No entanto, uma série de lesões inclusive uma na pré-temporada de estreia atrasou seu início na NFL em um ano. Esse era apenas uma amostra do que aconteceria durante os sete anos de carreira. Com isso, Ki-Jana Carter enfrentou grandes problemas para ter uma sequência na liga e ainda visitou Washington e New Orleans antes de encerrar o capítulo pela competição. Foram 59 jardas, 1144 jardas e 20 touchdowns.

JaMarcus Russell – Oakland Raiders

Em 2007 foi a vez dos Raiders escolherem o melhor jogador do Draft. Com grandes anos no College, o quarterback chegou como um dos grandes nomes para dominar a posição. Conhecido pelo porte físico, o braço potente e agilidade, JaMarcus Russell teve 52 touchdowns e somente 21 interceptações em três anos por LSU.

No entanto, com lesões seguidas e atuações fracas, Russell durou apenas três temporadas sendo duas como titular dos Raiders.Ao todo, o jogador teve 31 jogos, 52.1% de passes completos, 18 touchdowns, 23 interceptações e 4083 jardas.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo