Campeonato Brasileiro

Ceará é o segundo time mais velho da Série A do Brasileiro

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará vai iniciar o Campeonato Brasileiro como o segundo time mais experiente da competição, com média de idade de 28,2 anos. O Vozão fica na frente apenas do Cuiabá, cujo elenco tem 28,7 anos de média.

Um levantamento, feito pelo “ge”, classificou as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro de acordo com a média de idade dos jogadores que já atuaram na temporada. O Ceará utilizou 27 jogadores nesta temporada, que somam 28, 2 anos de média. O Cuiabá, time mais velho da competição, tem média de 28,7 anos.

Os times titulares também são levados em consideração pela pesquisa. Ainda assim, o Ceará figura entre as equipes mais velhas. No jogo que marcou a eliminação para o Iguatu, pelo Campeonato Cearense, o Vovô entrou em campo com dez jogadores considerados titulares. A média de idade da formação foi de 31,1 anos.

No último jogo, contra o Independiente-ARG, o treinador Dorival Júnior armou a equipe pela primeira vez. Os titulares da partida tiveram média de 30 anos. Nino Paraíba era o mais velho, com 36 anos, e Lima o mais novo, com 25. Apenas cinco jogadores tinham menos de 30 anos de idade.

O Red Bull Bragantino é a equipe com elenco mais jovem do Campeonato Brasileiro, com 23,2 anos de idade, seguida pelo Athletico, com 23,4 anos. As duas equipes são conhecidas por valorizarem o trabalho de base e apostarem em jogadores mais jovens. O Furacão, por exemplo, costuma disputar o Campeonato Paranaense com o time sub-23.

Em uma competição árdua e longa como o Campeonato Brasileiro, a jovialidade do elenco pode fazer diferença em situações de maratonas de jogos. Por outro lado, a experiência dos jogadores é fundamental. A mescla entre atletas jovens e mais velhos parece ser uma receita de sucesso. 

Por exemplo, o atual campeão Atlético-MG tinha Guilherme Arana e Zaracho como jogadores fundamentais de sua equipe. Os dois têm 24 anos. Atletas mais experientes, como Hulk, de 35 anos, e Nacho Fernández, de 32, também eram vitais ao time de Cuca.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O Ceará estreia no Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, no sábado (9), às 21h, no Allianz Parque.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo